Oi Patricia,
Tudo bem?
É super normal ter dúvidas quando estamos começando algo novo, e é ótimo que você esteja se preocupando com a questão dos concorrentes desde o início. No exercício de personal branding, entender quem são seus concorrentes é realmente importante para definir sua posição no mercado.
Mesmo sendo nova no mercado, você pode começar a identificar seus concorrentes de algumas maneiras simples:
Pesquisa Online: Faça uma busca no Google sobre serviços semelhantes ao que você pretende oferecer. Veja quem aparece nos resultados e como eles se posicionam.
Redes Sociais: Plataformas como Instagram, LinkedIn e Facebook são ótimas para encontrar outros profissionais que atuam na mesma área. Observe como eles se comunicam com o público e que tipo de conteúdo compartilham.
Plataformas de Freelance: Sites como Upwork, Freelancer e 99Freelas permitem que você veja perfis de outros freelancers, suas avaliações e os tipos de projetos que eles estão realizando.
Grupos e Comunidades: Participe de grupos no Facebook, fóruns e comunidades online relacionadas ao seu nicho. Lá, você pode encontrar muitos profissionais que podem ser seus concorrentes.
Sobre a pesquisa de mercado, é sempre uma boa prática, mas não precisa ser algo muito profundo nesse momento inicial. Comece com essas estratégias simples e, à medida que você for avançando, pode aprofundar suas análises.
Bons estudos!