2
respostas

[Dúvida] Exercício de personal branding_Aula 3.7

https://www.figma.com/board/vaTw2XBN7inonvSRFsPmOu/Freelancer-de-sucesso?node-id=0-1&t=j7fkO8yHACBbl1iY-1

Divido aqui com voces o exercício que define metas, propósito e também nossas forças e fraquezas. Fiquei na dúvida na parte dos concorrentes, como sou totalmente nova no mercado, ainda não conheço meus concorrentes, então qualquer coisa que eu escrever vai ser só uma hipótese. Gostaria de saber se devo fazer uma pesquisa de mercado mais a fundo, se esse o momento para isso, ou vamos ter algum módulo nesse ou em outro curso, sobre identificar concorrentes e analisá-los?

Obrigada

2 respostas

Oi Patricia,

Tudo bem?

É super normal ter dúvidas quando estamos começando algo novo, e é ótimo que você esteja se preocupando com a questão dos concorrentes desde o início. No exercício de personal branding, entender quem são seus concorrentes é realmente importante para definir sua posição no mercado.

Mesmo sendo nova no mercado, você pode começar a identificar seus concorrentes de algumas maneiras simples:

  1. Pesquisa Online: Faça uma busca no Google sobre serviços semelhantes ao que você pretende oferecer. Veja quem aparece nos resultados e como eles se posicionam.

  2. Redes Sociais: Plataformas como Instagram, LinkedIn e Facebook são ótimas para encontrar outros profissionais que atuam na mesma área. Observe como eles se comunicam com o público e que tipo de conteúdo compartilham.

  3. Plataformas de Freelance: Sites como Upwork, Freelancer e 99Freelas permitem que você veja perfis de outros freelancers, suas avaliações e os tipos de projetos que eles estão realizando.

  4. Grupos e Comunidades: Participe de grupos no Facebook, fóruns e comunidades online relacionadas ao seu nicho. Lá, você pode encontrar muitos profissionais que podem ser seus concorrentes.

Sobre a pesquisa de mercado, é sempre uma boa prática, mas não precisa ser algo muito profundo nesse momento inicial. Comece com essas estratégias simples e, à medida que você for avançando, pode aprofundar suas análises.

Bons estudos!

Olá! Obrigada pelo esclarecimento. Agora ficou um pouco mais fácil, porque consegui definir qual caminho vou seguir, front end. Mas mesmo assim, a parte dos concorrentes foi meio engraçado de fazer, sendo que qualquer um da área tem mais experiencia e capacidade do que eu. De qualquer forma, ficou assim: https://www.figma.com/board/vaTw2XBN7inonvSRFsPmOu/Freelancer-de-sucesso?node-id=0-1&t=QP19ouemhWOdRMPx-0