Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Exercício de Ajustando os pilares (01. Capturando luz com seu equipamento)

No exercício o cenário proposto é: "Levando em consideração que a fotografia de produtos (conhecida como fotografia Still) precisa ter todas as partes do produto em foco, e com a melhor qualidade para se ver o produto correto, sem aberrações ou ruídos, qual configuração é correta para se utilizar?"

Na explicação da alternativa correta diz: A: Velocidade do obturador de acordo com os outros parâmetros, ISO baixo e diafragma com pouca abertura.

A velocidade do obturador dependerá das configurações dos outros parâmetros, pois tendo a câmera fixa em um tripé ele pode ter a velocidade necessária para ajustar a exposição. O ISO deverá ter o menor número para evitar ruídos e o diafragma deverá ter uma abertura média para grande onde todo o objeto esteja em foco.

Estou deixando algo passar, ou há um equívoco na alternativa? A resposta que eu assinalei tinha sido: B: Velocidade do obturador de acordo com os outros parâmetros, ISO baixo e diafragma com grande abertura.

A velocidade do obturador dependerá das configurações dos outros parâmetros, o ISO deverá ter o menor número para evitar ruídos e o diafragma deverá ter uma abertura média para grande onde todo o objeto esteja em foco.

Do meu entendimento uma maior abertura de diafragma ajudaria a manter só o objeto principal em foco, permitindo maior entrada de luz e ignorando o fundo. E pela minha leitura é isso também que a explicação indica, entretanto a alternativa correta fala de diafragma com pouca abertura embora a explicação seja a mesma e parece contradizer a alternativa.

2 respostas
solução!

Olá, Arthur! Como está? Espero que esteja muito bem!

Entendo a sua dúvida e gostaria de tentar te auxiliar a esclarecer essa questão.

Na fotografia Still, é importante ter todas as partes do produto em foco, sem aberrações ou ruídos. A alternativa correta para essa situação é a A: Velocidade do obturador de acordo com os outros parâmetros, ISO baixo e diafragma com pouca abertura, estando correta a explicação fornecida na alternativa, pois com uma velocidade do obturador adequada, a câmera fixa em um tripé pode ajustar a exposição corretamente. O ISO baixo é utilizado para evitar ruídos e o diafragma com pouca abertura é utilizado para garantir que todo o objeto esteja em foco.

Você mencionou que a sua resposta assinalada foi a B, com diafragma com grande abertura. Embora uma grande abertura de diafragma permita maior entrada de luz e possa desfocar o fundo, nesse caso específico da fotografia Still, é necessário ter todas as partes do produto em foco, ok? Portanto, a resposta correta é a alternativa A.

Espero ter esclarecido a sua dúvida!

Se tiver mais alguma pergunta, é só me falar. Estou aqui para te auxiliar!!

Abraços e até mais!!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá Yasmin, estou muito bem e obrigado pela resposta.

Acho que tirou minha dúvida sobre o que fazer na situação de fato, porém ainda acho que a explicação dada no próprio exercício me parece imprecisa quanto a configuração do diafragma:

A: Velocidade do obturador de acordo com os outros parâmetros, ISO baixo e diafragma com pouca abertura.

A velocidade do obturador dependerá das configurações dos outros parâmetros, pois tendo a câmera fixa em um tripé ele pode ter a velocidade necessária para ajustar a exposição. O ISO deverá ter o menor número para evitar ruídos e o diafragma deverá ter uma abertura média para grande onde todo o objeto esteja em foco.

Novamente, obrigado pela resposta. Acho que faz bastante sentido, só estou apontando que talvez a justificativa como está dentro da aula possa ser confusa.

Um abraço, e espero que também esteja bem! Até mais!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software