0
respostas

[Dúvida] Exercício 5 P's da Estratégia

Nesse exercício, pensei em usar a situação da empresa que trabalho, me colocar como líder e criar uma equipe fictícia que apresenta os problemas que eu tenho e como eu penso ser uma boa estratégia para a minha liderança agir.

O objetivo para o ano é expandir o conteúdo das mídias digitais, como Instagram e Youtube.
Minha equipe fictícia tem muita dificuldade em aceitar as mudanças na rotina para essa criação de conteúdo.
Em conversa, notei que meus liderados estão com receio de fazer algo novo, completamente diferente do que faziam antes, e alguns tem vergonha de produzir conteúdos em outros idiomas.

• Incluir o time no planejamento, vamos discutir sobre as formas que os deixariam mais confortáveis de fazer essa captação de conteúdo acontecer, mantendo a qualidade da entrega. Talvez um equipamento que deixe o dia a dia de gravação mais fácil, ou montar um set de gravação numa estação de trabalho em que estejam familiarizados para diminuir o desconforto de um lugar novo? Se a falta de domínio de outro idioma é um problema, podemos incluir um curso de inglês?

• Antecipar preocupações, se eles estão desconfortáveis em usar outro idioma nesses vídeos, vamos fazer uma sessão de treino antes e disponibilizar um script para que não precisem pensar o que vão falar na hora da ação. A empresa e os clientes sabem que nós somos brasileiros e diferenças de sotaque não vão interferir na qualidade do conteúdo.

• Promover um ciclo contínuo das de aprendizado, vamos organizar workshops com a equipe de vídeo, tanto para a equipe aprender como funciona o processo de gravação, já que alguns não tiveram oportunidade de estar no estúdio e isso pode ser um gerador de medo/receio, quanto para que se familiarizem com a equipe que faz a captação da pintura que fazemos. Nas reuniões de 1x1 vamos discutir se esses workshops estão sendo suficientes ou se precisamos fornecer outro tipo de treinamento externo. Também acho necessário conversar com a equipe de vídeo para saber como minha equipe está se saindo, quais os pontos que eu não estou enxergando e que eu preciso melhorar com eles.

Criação de conteúdo para Youtube e Instagram> Melhorias de infraestrutura e capacitação dos funcionário> Workshop de criação de conteúdo> Prática de conversação e conteúdo com antecedência> Feedbacks das equipes envolvidas> Execução