Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Exemplos de Processos

Boa tarde, tudo bem?

Conheci o Gráfico de Yamazumi e gostaria de pedir exemplos dessas 3 classificações dentro de um processo para deixar o conceito mais claro:

  • Agregam valor
  • Não agregam valor, mas são necessárias
  • Não agregam valor
2 respostas
solução!

Olá Fernanda! Tudo bem?

Vou te ajudar com isso!

  • Atividades que agregam valor: São aquelas que realmente fazem diferença para o cliente final. Por exemplo, em um processo de produção de um carro, a montagem final é uma atividade que agrega valor, pois é o momento em que o carro é finalizado e está pronto para ser entregue ao cliente.

  • Atividades que não agregam valor, mas são necessárias: São atividades que não adicionam valor ao produto ou serviço em si, mas são indispensáveis para o funcionamento do processo. Um exemplo disso é a manutenção preventiva de máquinas em uma fábrica. Embora não agregue valor diretamente ao produto, é necessário para garantir que as máquinas estejam sempre em bom estado de funcionamento.

  • Atividades que não agregam valor: São atividades que não trazem nenhum benefício ao produto ou serviço e podem ser eliminadas ou reduzidas. Um exemplo disso é a espera entre etapas de um processo, como o tempo que um produto fica parado em uma fila de espera para ser processado.

Esses exemplos podem te ajudar a entender melhor as classificações das atividades dentro de um processo. Se ainda tiver dúvidas, pode me perguntar!

Espero ter ajudado e bons estudos!

Yasmim, muito obrigada pela explicação! :D

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software