1
resposta

[Dúvida] Exemplos de onde usar a elemento de estilo (position: relative;) no css

estou em um ponto da aula de hmtl e css na qual estamos mudando a posição do menu de navegação. foi ensinado que por padrão todo conteúdo é estático no site, sempre a esquerda. foi apresentado o position: relative/absolute

pelo o que eu entendi relative a gente desloca o elemento baseado no ponto inicial(estático) dele, dai foi apresentado o valor 'absolute', eu entendi o porque dele, mas não consegui entender o por que do "relative" sequer existir, já que o uso do absolute ao meu entender é "melhor" quando implementamos a questão de calculo automatico da resolução da tela e tudo mais... então basicamente queria saber exemplos de onde usar o "position: relative" ao invés do "absolute"

1 resposta

Oi, Vinicyos.

O "position: relative" pode ser usado quando pretendemos posicionar o conteúdo em relação ao elemento pai. Tem um artigo aqui da Alura mesmo que fala sobre a propriedade position e, no final, tem uma comparação entre a "relative" e a "absolute": https://www.alura.com.br/artigos/entenda-a-propriedade-position-css