Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Exemplo prático Taxonomia x Ontologia

Só pra ver se eu entendi direitinho a diferença entre taxonomia e ontologia. Pegando um exemplo do Spotify (ou qualquer outro app de streaming de música), por exemplo, conseguimos observar tanto a abordagem de conceitos da taxonomia e também de ontologia, correto?
Penso pelo seguinte, temos estruturas de hierarquia quando buscamos, por exemplo, por um artista, vai retornar os artistas mais relevantes para aquela busca, ao entrar em um artista, teremos uma seção de álbuns, outra seção de playlists etc. Ao entrar em "ver mais" álbuns, vai listar todos os álbuns daquele artista, e acessando um álbum, teremos a lista de todas as músicas daquele respectivo álbum.

Em contrapartida, conceito de ontologia, podemos considerar as "Daily mix", onde podemos acessar várias "daily mix" de contextos diferentes, divididos por gênero de música, onde irá tocar somente músicas de artistas daquele gênero, ou um daily mix que agrupam músicas semelhantes a um determinado artista.

Minhas analogias estão corretas quando for pensar em taxonomia e ontologia?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta
solução!

Olá, Lucas, como vai?

Sua analogia está muito bem estruturada. No caso do Spotify, o exemplo que você trouxe sobre a hierarquia entre artista, álbuns e músicas representa bem a ideia de uma taxonomia, pois há uma estrutura organizada em níveis fixos e bem definidos, artista → álbuns → faixas. Essa lógica é rígida e facilita a navegação de forma previsível.

Já quando você menciona as Daily Mixes, está descrevendo um bom exemplo de ontologia. Nesse caso, as conexões não seguem uma hierarquia, mas sim relações semânticas entre elementos. As playlists são criadas a partir de atributos compartilhados, como gênero musical, estilo ou similaridade entre artistas. Assim, uma mesma música pode aparecer em diferentes “mixes”, pois o que importa é o contexto e o relacionamento entre os conteúdos.

O fórum continua à disposição para outras dúvidas que surgirem.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!