Olá, pessoal!
Poderiam me explicar se este exemplo do uso de DTO seria válido para uma abordagem de arquitetura orientada à services onde o usuário não seria salvo no controller, mas sim no service?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, pessoal!
Poderiam me explicar se este exemplo do uso de DTO seria válido para uma abordagem de arquitetura orientada à services onde o usuário não seria salvo no controller, mas sim no service?
Oi, Ingrid! Tudo bem?
Sim, o uso de DTO's são válidos para esta abordagem, pois o DTO continuaria sendo recebido pelo controlador, e este apenas o encaminharia a classe de serviço para executar as regras de negócios e as transações com o banco de dados. Inclusive, acho mais recomendável que realizar estas operações no controller.
O uso dos DTO's vai ajudar a ter atributos específicos para a determinada requisição, além de conseguir utilizar as validations apenas no que fizer sentido para a operação em si, sem interferir em outras operações.
Bons estudos!
Muito obrigada pelo esclarecimento!