1
resposta

[Dúvida] Exemplo de Como Começar um bom discovery

Oi pessoal, bom dia! Estou com um novo projeto na empresa onde tenho um produto que precisa ser desenvolvido e ele tem que atender uma necessidade operacional e uma necessidade de mercado em uma única tela, sendo que hoje o publico interno já tem ideia de como funcionam os sistemas e retornos mas o publico do mercado não tem costume de usar as informaçoes.

Tendo em vista que eu não posso desenvolver telas diferentes do sistema para publico interno e externo, qual seria a melhor forma de abordar no discovery essa adequação para atendimento da necessidade básica?

1 resposta

Oi Diego, bom dia!

Essa é uma situação desafiadora, mas existem algumas estratégias que você pode considerar.

Uma opção seria realizar entrevistas e pesquisas com ambos os públicos para entender suas necessidades e expectativas em relação ao sistema. Com base nessas informações, você pode identificar os pontos em comum entre as duas partes e buscar uma solução que atenda a esses pontos em uma única tela. Por exemplo, você pode priorizar as informações mais relevantes para ambos os públicos e apresentá-las de forma clara e intuitiva.

Outra abordagem seria utilizar recursos de personalização ou configuração no sistema, de forma que cada usuário possa adaptar a tela de acordo com suas necessidades específicas. Dessa forma, você permite que o público interno e externo tenham uma experiência personalizada, mesmo utilizando a mesma tela.

Também é importante manter uma comunicação constante com os usuários (interno e externo no seu caso), buscando feedbacks e sugestões de melhorias. Assim, você poderá realizar ajustes e refinamentos no produto ao longo do tempo, garantindo que ele atenda cada vez melhor às necessidades de ambos os públicos.

Espero que essas sugestões possam te ajudar a abordar essa questão no discovery do seu projeto. Lembre-se de sempre considerar as particularidades de cada público e buscar uma solução que seja equilibrada e eficiente para todos.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software