Oi, Leonardo, tudo bem?
A exclusão de colunas pode ser feita em qualquer etapa do processo de tratamento dos dados, mas a decisão de quando fazer isso depende muito do contexto dos dados com os quais você está trabalhando.
Em geral, se você sabe com certeza que uma coluna não será necessária para sua análise, pode ser uma boa ideia excluí-la o mais cedo possível. Isso pode ajudar a reduzir a quantidade de dados que o Power Query precisa processar, o que pode tornar suas transformações de dados subsequentes mais rápidas. No entanto, se você não tem certeza se precisará de uma coluna mais tarde, pode ser melhor deixar para excluí-la mais tarde no processo. Isso porque, uma vez que uma coluna é excluída, você não pode recuperá-la sem refazer suas etapas de transformação de dados.
Por exemplo, se você está trabalhando com um conjunto de dados grande e sabe que não precisará da coluna "Endereço" para sua análise, você pode excluí-la logo no início para economizar tempo e recursos computacionais. Mas, se você está incerto se precisará da coluna "Endereço" mais tarde, pode ser melhor deixá-la até que você tenha uma ideia mais clara de suas necessidades de análise.
Lembre-se, não existe uma regra rígida e rápida sobre isso. A decisão de quando excluir colunas depende muito do seu conhecimento dos dados e das necessidades da sua análise.
Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, não hesite em postar no fórum!
Abraços e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!