Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Dúvida Ex. 2 - Como compilar

Como faço para compilar o programa? Não entendi onde que eu coloco o comando dado no exercício.

9 respostas

depende do sistema operacional que você está utilizando. Genericamente falando, você precisa abrir o console de comando do seu sistema operacional, navegar até a pasta onde você salvou o arquivo .java e inserir o comando "javac nomedoprograma.java", sem aspas, e você terá o .class para executar através do comando "java"

Pedro imagine que você criou um arquivo .java em seu desktop(area de trabalho), para compila-lo você precisa navegar até seu desktop pelo terminal utilizando o comando cd, feito isso basta rodar javac + nomedoarquivo.java que o mesmo será compilado.

Para roda-lo basta executar java e o nome dele.

Espero ter ajudado

Agora eu entendi.

Mas eu acabei de fazer isso e aparece "não foi possível localizar nem carregar a classe principal do programa"

O que eu faço?

Lembrando que "javac -version" não está pegando quando dou o comando, não aparece a versão, apensa isto: "javac não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou arquivo em lotes".

Pedro,

você fez a configuração na variavel de ambientes ?

se você fez , tente acessar o prompt como administrador , e aplicar o comando .

se não será necessário configurar primeiro a variável de ambiente para depois começar a compilar o programa

Eu já fiz a configuração na variável de ambientes e estou como administrador, mas o "javac" não está pegando.

O que eu posso fazer para solucionar?

Pedro,

Se o javac -version fala que não é um comando, é porque a variável de ambiente não está sendo reconhecida por algum motivo. Coloque aqui como esta sua variavel JAVA_HOME e Path para a gente conferir se tem algo errado.

Estão assim:

JAVA_HOME: C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_91

Path: C:\ProgramData\Oracle\Java\javapath;%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;%SYSTEMROOT%\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;%JAVA_HOME%/bin

Tem algo errado?

solução!

É Pedro, não percebi nada errado nas variáveis. Se o caminho do JAVA_HOME está de acordo com a pasta de instalação era para estar funcionando, aparentemente.

Uma ideia é fazer o curso de prompt (https://cursos.alura.com.br/course/prompt) que ensina uns truques legais, inclusive como configurar as variáveis de ambiente e como usar um gerenciador de pacotes que já faz essas configurações de Path de java e outros programas de forma automática na instalação.