Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

[Dúvida] Eu queria montar um intensivo de java backend pra tentar conseguir uma carreia de junior

Estou prestes a concluir minha faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, mas infelizmente não tive a oportunidade de fazer um estágio durante o curso. Sei que isso acaba me deixando em desvantagem em relação a muitos candidatos que já tiveram essa experiência.

Neste momento, o que eu mais preciso é de um direcionamento. Tenho visto muitas vagas para Java, principalmente no desenvolvimento backend, e gostaria de focar nessa área.

Na opinião de vocês, existe uma trilha de estudos que, com dedicação, me permita estar apto para me candidatar a vagas de nível júnior em cerca de 3 ou 4 meses? Quais tecnologias, frameworks e conhecimentos vocês consideram essenciais para esse objetivo?

Ficaria muito grato se vocês pudessem compartilhar um caminho de estudos ou até mesmo dicas baseadas na experiência de vocês. Quero aproveitar esse período para estudar da forma mais eficiente possível e aumentar minhas chances de entrar na área.

2 respostas

Olá, Lucas, como vai?

Fico feliz em ver essa vontade de organizar um plano de estudos tão concreto. Não ter feito estágio pesa um pouco, é verdade, mas dá pra compensar bastante com um portfólio bem construído e domínio dos fundamentos, que no fim das contas é o que mais é cobrado em entrevista para júnior.

A carreira de Java aqui da Alura foi pensada exatamente pra isso, ela segue uma progressão lógica que cobre o que o mercado costuma pedir. Começa com lógica de programação e fundamentos, depois entra em orientação a objetos, coleções, tratamento de erros e Git, que são a base de qualquer vaga. Na sequência já entra Spring Boot, Spring Data JPA, criação de APIs REST e boas práticas de refatoração, isso é o que mais aparece em teste técnico de júnior hoje em dia. Se você conseguir concluir esse primeiro nível dentro dos 3 ou 4 meses que você mencionou, já te deixa em uma posição bem competitiva.

Vale destacar também os cursos de Spring Security e testes automatizados, que aparecem logo no nível seguinte da carreira. Mesmo que você não chegue a fundo neles nesse período inicial, ter noção de autenticação, autorização e testes de unidade costuma ser um diferencial em relação a outros candidatos que só sabem o básico de CRUD. E claro, cada curso concluído já entra pro seu portfólio e certificado, isso ajuda bastante na hora de mostrar consistência pro recrutador.

Uma outra referência que pode complementar bem esse estudo é o roadmap.sh, ele tem um mapa visual específico pra Java e outro focado em backend, mostrando a ordem sugerida de tópicos, desde a linguagem em si até frameworks, banco de dados e ferramentas de build. Só um adendo importante, é uma plataforma toda em inglês, então tanto o roadmap quanto os artigos e materiais linkados por lá também estão em inglês, o que já é uma boa forma de ir se acostumando com esse tipo de leitura técnica, já que é bem comum no dia a dia da profissão.

Você já tem alguma ideia de quantas horas por semana consegue reservar, ou pretende decidir o ritmo conforme for avançando nos primeiros módulos?

Qualquer coisa, o fórum está sempre à disposição pra te ajudar no que precisar ao longo dessa jornada.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Tenho em média umas 3 horas por dia para estudar fora do horário de trabalho. Além disso, como trabalho em uma loja, em alguns dias o movimento é bem tranquilo e consigo aproveitar parte desse tempo para revisar conteúdos ou fazer exercícios. Minha meta é manter uma rotina consistente para concluir a trilha de Java em cerca de 3 a 4 meses e já começar a me candidatar a vagas de desenvolvedor júnior nesse período.