Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Eu posso fazer análise da heterocedasticidade em vários modelos usando loopings for?

Uma dúvida, durante o exercício eu não tinha entendido muito bem que todas as colunas do dataset era já para o modelo a avaliar, mas consegui fazer o exercício. O que me trouxe até aqui é que por não ter entendido a informação anterior eu fiz vários modelos considerando colunas diferentes e avaliando a multicolinearidade através do plotly. Posso ter errado alguma coisa no código, pois tentei brincar usando alguns loopings for para não precisar fazer os gráficos modelo por modelo a mão, mas no final houve uma diferença mínima no resultado. Link para o notebook Gráfico heterocedasticidade

1 resposta
solução!

Olá Cleidson, tudo bem?

Sim, você pode usar for para automatizar análises como heterocedasticidade ou multicolinearidade em vários modelos, principalmente. se estiver lidando com conjuntos de variáveis semelhantes ou versões diferentes do mesmo modelo.

Na verdade, ao usar o for para gerar os gráficos, você tomou uma ótima decisão: isso facilita a comparação entre os resultados e reduz o risco de erros manuais ou análises inconsistentes. O ponto principal a observar é a consistência entre os modelos. Ou seja, certifique-se de que está sempre comparando estruturas equivalentes, como manter a mesma variável dependente em todos os testes e evitar qualquer tipo de vazamento de dados entre treino e teste. Uma pequena diferença no resultado final pode surgir por esse tipo de detalhe.

Espero ter esclarecido.

Se ainda restar alguma dúvida, compartilhe no fórum.

O link acima está em inglês, mas você poderá utilizar a tradução automática do navegador.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!