2
respostas

[Dúvida] Eu não consegui entender esse desafio sem o auxílio de uma pergunta

A questão aponta a existência de duas colunas e pergunta como usar a função índice composta com corresp mas não mostra qual é a matriz de dados. Deve haver uma maneira de responder sem precisar dessa matriz de dados mas não ficou óbvia para mim

2 respostas

Oi, Joao, tudo bem?

Sinto muito que você tenha ficado confuso com relação a essa questão. De fato há um grau de dificuldade maior pelo fato de não ter uma matriz com os dados para direcionar a sua resposta. Por isso, agradeço o feedback, contudo, podemos analisar as opções disponíveis e tentar encontrar a mais adequada, para que a Eduarda consiga registrar o preço mensal de várias ações ao longo do último ano.

Dito isso, a opção correta é a letra "C", que utiliza a fórmula:

=ÍNDICE(B2:B13, CORRESP(D2, A2:A13, 0))

Nessa expressão, a função ÍNDICE() busca o valor na coluna B (Preço Mensal) com base no resultado da função CORRESP(). A função CORRESP() procura o valor da célula D2 (nome da ação) na coluna A (Ação) e retorna a posição correspondente. O último argumento da função CORRESP() é 0, indicando que ela deve procurar uma correspondência exata.

Nas demais alternativas, temos alguns problemas com a ordem das colunas que pode ser percebido mesmo sem a presença de uma matriz de dados.

• Na alternativa "A", a busca na função CORRESP() deve ser realizada na coluna A (Ação) em vez da coluna B (Preço Mensal);
  • Na alternativa "B", a busca na função ÍNDICE() deve ser feita na coluna B (Preço Mensal) em vez da coluna A (Ação);
  • Na alternativa "D", o último argumento da função CORRESP() deve ser 0 para procurar uma correspondência exata. Optar por uma correspondência 1 não garantiria a precisão necessária para essa pesquisa específica.

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, conte com o fórum. Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Na verdade o que está difícil de entender é o enunciado da questão, porque para entender o que se quer é necessário baixar a planilha, não pode ser opcional, não pode ser "caso queira", senão não dá para entender o que a questão pede porque não tem nenhuma pergunta que expresse o que se quer. Acho que João quis dizer isso, também tive a mesma dúvida. De qualquer forma a explicação da resolução valeu bastante, rs.