1
resposta

[Dúvida] eu estou comecando o javascript e nao to consegindo entender oque as tags realmente fazem, como que funciona?

eu estou comecando o javascript e nao to consegindo entender oque as tags realmente fazem, como que funciona?

1 resposta

Olá, Vinicius, tudo bem?

As tags são a base de toda a estrutura de uma página web. Elas funcionam como os "blocos de construção" que o navegador entende e transforma em elementos visíveis na tela, como títulos, parágrafos, imagens, tabelas, etc.

Cada tag tem uma função específica, e normalmente é escrita entre colchetes angulares, como <tag>. A maioria das tags tem uma abertura e um fechamento:

<p>Esse é um parágrafo de texto.</p>

No exemplo acima:

A tag de abertura é <p>, que indica o início de um parágrafo. A tag de fechamento é </p>, que indica o fim do parágrafo. O conteúdo entre as tags é o que será exibido na página.

O JavaScript entra em cena para fazer essas tags "ganharem vida". Com ele, podemos mudar o que está escrito dentro de um parágrafo, trocar imagens, esconder ou mostrar elementos e muito mais, tudo isso sem precisar recarregar a página.

Por exemplo, no código abaixo:

<p id="meuParagrafo">Texto original</p>
<button id="meuBotao">Mudar Texto</button>

Temos duas tags:

• Um parágrafo (<p>) com o texto "Texto original".
  • Um botão (<button>) que, quando clicado, vai mudar o texto do parágrafo.

Agora, usando JavaScript:

const botao = document.getElementById("meuBotao");

botao.addEventListener("click", mudarTexto);

function mudarTexto() {
  const paragrafo = document.getElementById("meuParagrafo");
  paragrafo.innerText = "Texto alterado pelo JavaScript!";
}

O que está acontecendo aqui?

1. Referenciamos o botão e adicionamos um ouvinte de evento com addEventListener. Isso significa que o JavaScript está "escutando" por um clique no botão.
  2. Quando o botão é clicado, a função mudarTexto é chamada. Dentro dessa função, pegamos o parágrafo e mudamos seu conteúdo usando innerText.
  3. Agora, quando você clicar no botão, o texto do parágrafo será alterado dinamicamente!

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado