1
resposta

[Dúvida] Eu ainda não entendi qual é o papel do Spring até o momento

Não sei se foi uma explicação das primeiras aulas que eu não prestei atenção, mas até agora eu não entendi qual é a função do Spring aqui até o momento. Se eu remover todas as dependências de Spring do código e rodar a aplicação como uma aplicação Java básica ela funciona da mesma forma.

1 resposta

Olá, Daniel! Tudo bem?

O Spring Framework é uma plataforma poderosa e abrangente que facilita o desenvolvimento de aplicações Java, especialmente as que seguem a arquitetura de microserviços. Aqui estão algumas razões pelas quais o Spring pode ser importante em um projeto, mesmo que a aplicação pareça funcionar sem ele:

1. Inversão de Controle (IoC): O Spring facilita a gestão de dependências, permitindo que você injete dependências em seus objetos em vez de criá-las manualmente. Isso torna o código mais modular e testável.

2. Aspect-Oriented Programming (AOP): O Spring permite a separação de preocupações transversais, como logging, segurança e transações, sem poluir a lógica de negócios com código adicional.

3. Transações: O Spring oferece suporte robusto para gerenciamento de transações, o que é crucial para a integridade dos dados em aplicações complexas.

4. Integração com outros frameworks: O Spring se integra bem com outros frameworks e bibliotecas, como Hibernate, JPA, e até mesmo com o Spring Boot, que simplifica ainda mais o desenvolvimento de aplicações.

5. Facilidade de configuração: Com o Spring, você pode configurar sua aplicação de maneira declarativa, usando arquivos XML ou anotações, o que facilita a manutenção e a compreensão do código.

Por exemplo, se você estiver desenvolvendo uma aplicação web, o Spring MVC pode ajudar a estruturar a aplicação de forma a separar claramente as responsabilidades entre o modelo, a visão e o controlador. Isso melhora a organização do código e facilita a manutenção.

Mesmo que sua aplicação funcione sem o Spring, ao adicionar funcionalidades mais complexas, você pode começar a perceber os benefícios de usar o framework.

Caso queira entender um pouco mais sobre o Spring Boot, recomendo o artigo: O que é Spring Boot e como dar os seus primeiros passos

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.