eu abri meu projeto errado? Ele não aparece o index.html e nem o abrir com o live server
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
eu abri meu projeto errado? Ele não aparece o index.html e nem o abrir com o live server
Olá, Thiago! Tudo bem?
Com base no seu relato, concluo que você abriu o seu projeto em outro lugar. Com isso você deve baixá-lo novamente e descompactá-lo. Certifique-se de colocá-lo em uma pasta de fácil acesso, a área de trabalho, por exemplo.

A título de curiosidade, no gif acima mostro como descompactar um arquivo .zip. Caso o seu sistema não seja Windows, você pode usar o seguinte artigo: Linux: compactando e descompactando arquivos com o zip
Espero ter ajudado. Caso tenha mais problemas ou dúvidas, estarei aqui para ajudar.
Grande abraço e bons estudos!
Sim sim, estava descompactado, porém, não me aparece a opção para abrir com live server
Bom dia, Thiago!
Curioso a opção de abrir com Live Server não aparecer. Pode ter acontecido algum problema durante a instalação do mesmo ou apenas um Bug do VScode.
Então, primeiramente, certifique-se que o Live Server está instalado no seu VScode, como mostrado no gif abaixo:

Caso esteja instalado, tente desinstalar e instalar novamente, existe a possibilidade de ter ocorrido algum erro durante a instalação da extensão. Caso isso não resolva, pode ser necessário reinstalar o próprio VS code.
No mais, espero ter ajudado e bons estudos!
comigo aconteceu a mesma coisa. Estou com o arquivo correto, porém ali nas abas da esquerda tem apenas os campos:
Explorer
No folder Opened
Outline
Timeline
Bom dia, Aline.
Para se certificar que estar abrindo a pasta correta que contem os arquivos do projeto, siga os passos mostrados no gif abaixo.

Nele, basicamente, fui na opção de abrir uma pasta e naveguei entre algumas pastas a procura da que contia os arquivos do projeto, após encontrar ela, clique na opção de selecionar ela e com isso é possível ver os arquivos na lateral esquerda.
Espero ter ajudado!