os funcionários não poderiam ter sido ouvidos para o levantamento dos problemas ainda na fase de imersão? e, na etapa de Ideação, surgir com as possibilidades de resolução dos problemas?
os funcionários não poderiam ter sido ouvidos para o levantamento dos problemas ainda na fase de imersão? e, na etapa de Ideação, surgir com as possibilidades de resolução dos problemas?
Olá, Thainá. Tudo bem com você?
Sua pergunta é muito relevante e mostra que você está realmente se aprofundando no conteúdo de Design Thinking.
No processo de Design Thinking, a etapa de imersão é realmente o momento de entender o contexto, as necessidades dos usuários e identificar os problemas. Nessa fase, é comum que os funcionários sejam ouvidos para que se possa ter uma visão mais completa da situação.
No entanto, no exemplo da aula, a Laura e o Pedro já tinham um entendimento do problema e decidiram aplicar a técnica de brainwriting para coletar ideias dos funcionários. Como os funcionários não estavam tão contextualizados da situação como o Pedro e a Laura, eles não estavam levantando muitas ideias.
Na etapa de ideação, como você mencionou, é o momento de gerar possíveis soluções para os problemas identificados na fase de imersão. Nesse caso, a Laura percebeu que os funcionários precisavam de mais contexto para gerar ideias mais efetivas. Então, ela decidiu conduzir uma nova dinâmica, relembrando todos os aspectos da Gatito, e assim, facilitando a visualização da solução para os funcionários.
Portanto, sua observação está correta. Os funcionários poderiam ter sido ouvidos na fase de imersão para o levantamento dos problemas. E na etapa de ideação, eles poderiam surgir com as possibilidades de resolução dos problemas. No entanto, cada processo de Design Thinking pode ter suas particularidades, dependendo do contexto e dos objetivos.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Até mais e bons estudos!