1
resposta

[Dúvida] Etapa Configuração de Proxy

Olá, na hora de subir as imagens do Ubuntu na configuração do Proxy, a leitura dos pacotes da minha VM são diferentes das que aparecem na aula do professor, e após a leitura, os passo seguintes também diferem do que ele mostra na aula, pois a na minha VM não para de ler os pacotes, e então não tem como concluir! Poderiam estar me ajudando a solucionar o problema?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá.

Você mencionou que a leitura dos pacotes "não para", o que dá a entender que a VM fica travada ou presa nessa etapa, sem avançar para a próxima tela automaticamente — diferente do que acontece na aula.

Possíveis causas:

1. Conexão de rede lenta ou instável: Mesmo que ele diga "Obtidos 252 kB em 0s", o sistema pode estar tentando buscar mais pacotes.
  2. Proxy mal configurado (se estiver em rede corporativa ou com restrições).
  3. Bug ou travamento momentâneo na VM ou no instalador do Ubuntu.

VocÊ pode:

Verificar se há progresso:

Espere de 1 a 2 minutos e veja se a tela avança sozinha. Às vezes, o instalador leva tempo para processar os pacotes antes de mostrar a próxima etapa.

Reiniciar o processo:

• Feche a VM e inicie novamente o processo de instalação.
  • Certifique-se de que está com boa conexão de internet.
  • Tente usar outro mirror (pode mudar o endereço para http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ para testar). Testar sem proxy:

Se estiver usando uma rede com proxy (como em empresas ou universidades), veja se consegue fazer o processo em uma rede doméstica, pois o proxy pode interferir no download e instalação dos pacotes.

Alternativa com instalação mínima:

Se o problema persistir, opte pela instalação com menos pacotes (modo “minimal installation” ou desabilitando updates durante a instalação).

Se puder, me diga:

• Qual versão do Ubuntu você está tentando instalar?
  • Você está usando ISO Desktop, Server ou Minimal?
  • Está usando alguma configuração de proxy na VM ou rede?

Com essas informações, consigo te orientar com mais precisão!