Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida - Estudante

Estou aprendendo agora sobre a parte da lógica de programação e me surgiu duas dúvidas

Sempre que eu for aplicar as confições de Processamento, tem que colocar o // na frente por exemplo? Se sim, por qual motivo?

Outro ponto o código já vem com cores aplicadas, nesse caso eu preciso sinalizar elas ou já vem de forma automatica?

2 respostas

Olá! Que bacana ver você mergulhando nos fundamentos da lógica. Essas são dúvidas muito comuns de quem está dando os primeiros passos, e entender esses detalhes agora vai te ajudar muito lá na frente.

Aqui estão as explicações para os seus pontos:

1. O uso do // (Comentários)

Sempre que você vir // em um código, isso indica um comentário de linha.

• Para que serve? O computador ignora completamente tudo o que estiver depois das barras. Elas servem apenas para nós, seres humanos, lermos explicações ou anotações sobre o que aquela parte do código faz.
  • É obrigatório? Não é obrigatório para o código funcionar, mas é uma boa prática. No caso da sua atividade de "Processamento", as barras são usadas para separar a lógica do que é apenas uma explicação em linguagem natural.
  • O motivo: Ajuda a organizar o pensamento e permite que outros programadores (ou você mesmo no futuro) entendam a intenção por trás de um cálculo ou decisão.

2. Cores no código (Syntax Highlighting)

Você não precisa sinalizar ou aplicar as cores manualmente; isso acontece de forma automática.

• Como funciona? Os editores de código e as plataformas de ensino possuem um recurso chamado Syntax Highlighting (Realce de Sintaxe).
  • O papel das cores: O sistema identifica palavras-chave (como if, while, print), números e textos entre aspas, atribuindo uma cor diferente para cada categoria.
  • Utilidade: Isso serve para facilitar a leitura e te ajudar a identificar erros rapidamente (por exemplo, se você esquecer de fechar as aspas, a cor do código mudará de forma estranha, indicando o erro).

Dica de ouro: Não se preocupe em decorar as cores, foque em entender o que cada palavra faz. Com o tempo, seus olhos vão se acostumar a bater o olho no código colorido e entender a estrutura instantaneamente.

Espero que possa ter lhe ajudado!

Ficou claro por que usamos o // para "conversar" com outros programadores sem atrapalhar o computador?

solução!

Olá Evandro, muito obrigada pela explicação, agora ficou bem claro pra mim em relação ao uso dos // e das cores.

Ah e obrigada por me explicar os termos, anotei aqui para lembrar sempre!