Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Dúvida] Estou tendo problema para reproduzir o gráfico do professor

Boa tarde, estou tendo problema para reproduzir o gráfico feito pelo professor. É um gráfico simples só que aparentemente o sheets não está reconhecendo como coluna a segunda coluna selecionada se por exemplo eu colocar G3:H7, ele ignora a coluna H mas se eu colocar mais de duas colunas ele reconhece as outras colunas menos a segunda coluna.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

4 respostas

Oi, Rodrigo! Tudo certinho por aí?

Parece que as configurações do gráfico estão um pouquinho confusas, mesmo. Algumas vezes, o Sheets toma decisões automáticas que são um pouco duvidosas, e precisamos explorar as configurações para entender o que está acontecendo.

Ali no editor de gráficos, no lado direito, perceba que Janeiro está como marcador no eixo X, e Julho e Dezembro são as séries. Altere esses campos para que o eixo x seja o mês, e as demais colunas sejam séries. Assim:

Recorte de captura de tela do editor de gráficos do Google Sheets. Acima, está a coluna "Mês" no eixo x, e abaixo estão as colunas "janeiro", "julho" e "dezembro" como séries. Há uma opção "agregar", que está desativada.

Espero que dê certo! Qualquer coisa me conta.

Abraços.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Agradeço o retorno tão rápido.

Agora sobre o problema, eu ja tentei fazer removendo o marcador e adicionando a série Janeiro mas ai entra outro erro eu tendo selecionar a coluna Janeiro nas séries só que o sheets ele diz que é de um tipo invalido, assim nao consigo adicionar nenhum dado na série.

solução!

Entendi, Rodrigo.

Então pode ser realmente sobre o tipo dos dados. Com os valores da coluna "Janeiro" selecionada, clique no ícone "123" e selecione "Número". O sinal de cifrão deve sair, caso esteja como moeda. Se estiver configurado como texto, pode ser necessário remover o cifrão manualmente.

Recorte de captura de tela do Google Sheets. O ícone de "mais formatos" foi selecionado, e há alguns tipos de formato no menu suspenso. o formato número está selecionado.

Então, tente gerar o gráfico novamente.

Aguardo seu retorno! :)

Larissa, muito obrigado!

Era exatamente esse o problema o professor lançou os dados em forma de texto e não formatado como moeda assim dando conflito para gerar o gráfico. Refiz o processo e funcionou normalmente.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software