Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Dúvida] Estou tendo dificuldade de seguir a trilha

Entrei na Trilha para aprender Dart e Flutter e segui pela trilha desde os tópicos sobre o que é a programação e início de lógica com o Javascript, mas ao entrar sempre tenho que procurar novamente, além de não mostrar o curso completo.
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Tópicos do curso que eu completei, mas indicando que só fiz 3 de 11 de um 3 de 9 em outro etc.
às vezes me informa que não me matriculei no curso, embora já esteja na trilha. Imaginei que pudesse ser um problema de estar usando o navegador Edge em lugar do Firefox, mas mesmo trocando por esse o problema persiste. Outra coisa é não saber a diferença entre TRILHA e CARREIRA.

1 resposta

Bom dia, Fernando! Tudo bem?

Vamos desmistificar toda essa página do curso e a nossa estruturação de conteúdo, de trilha e carreira.

Primeiro, para o seu problema com o curso. O que é mostrado na imagem que você compartilhou é que você viu atividades saltadas entre módulos de aula e não completou nenhum. É claro que há casos de adicionarmos atividades a mais, mas não mais do que duas ou três.

No momento, recomendo que abra cada módulo desse e veja as atividades que não estão marcadas como vistas, na sequência de cima para baixo:

GIF que demonstra a visualização das atividades e destaca o que informa que a atividade daquele módulo foi vista ou não.

Para próximos cursos, para continuar exatamente de onde você parou, você precisa apenas clicar em "Continuar curso":

Captura de tela da página do curso na Alura, com o destaque para o botão "Continuar curso"

Agora indo para sua dúvida de carreira e trilha. Trilha é uma estrutura direta sobre um tema específico; em uma trilha, você verá do básico ao intermediário de uma ferramenta ou tecnologia. Quer aprender sobre N8N ou Spring Boot? Temos trilhas específicas que abordam isso.

Agora, carreira, o nome já diz, algo que vai destrinchar do caminho mais simples ao avançado de tudo o que você precisa saber para ingressar em uma carreira. Por exemplo, a de desenvolvedor backend Java, nela você vê código Java, ferramentas de dockerização, testes unitários, entre outros, para te apresentar todo o ecossistema necessário dessa carreira.

Espero ter esclarecido todas as suas dúvidas e fico à disposição em caso de outras!

Bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!