1
resposta

[Dúvida] Estou perdido

Eu não consegui entender nada sobre o StoryPoints e esta sequência de Fibonacci, talvez seja muito complexo, mas tem alguma maneira mais fácil de explicar?

1 resposta

Oi Daiane, bom dia! Então, eu tive dificuldade no inicio pra entender a Fibonacci, o que me ajudou a entender foi a seguinte explicação:

Essa sequência é utilizada para atribuir story points porque ela ajuda a criar uma escala não linear, onde a diferença entre os números reflete melhor a diferença de complexidade entre as tarefas. Por exemplo, atribuir 5 story points a uma tarefa significa que ela é mais complexa do que uma tarefa de 3 pontos, mas menos complexa do que uma tarefa de 8 pontos.

Eu acho ela mais pratica para utilização nos storypoints porque tem mais exatidão do que tamanhos, a PMG, porque ela acaba sendo muito ampla do tempo de uma G durante a sprint.

A questão do story points é para que voce consiga planejar de forma mais adequada o que entra para atuação na sprint.

Exemplo, eu uso uma squad que cada dia é igual a um ponto na Fibonacci para o Dev Jr e 2 pontos para o dev pleno. Como a sprint dura 15 dias, sendo 10 de atuação, eu tenho 10 pontos do Dev junior e 20 pontos do pleno, um total de 30 pontos na sprint, ou seja, minha capacidade de desenvolvimento na sprint é de 30 pontos, conforme formos votando na planing a complexidade da demanda (quantos pontos/dias) o dev entende que consegue concluir a demanda (considerando o seu DOD).

Com base nessas pontuações (story points) e a capacidade do seu time, voce tem a ideia de quantas US serão incluídas na sprint e conseguiria acompanhar o desenvolvimento e desempenho do time.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software