Eu não consegui entender nada sobre o StoryPoints e esta sequência de Fibonacci, talvez seja muito complexo, mas tem alguma maneira mais fácil de explicar?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu não consegui entender nada sobre o StoryPoints e esta sequência de Fibonacci, talvez seja muito complexo, mas tem alguma maneira mais fácil de explicar?
Oi Daiane, bom dia! Então, eu tive dificuldade no inicio pra entender a Fibonacci, o que me ajudou a entender foi a seguinte explicação:
Essa sequência é utilizada para atribuir story points porque ela ajuda a criar uma escala não linear, onde a diferença entre os números reflete melhor a diferença de complexidade entre as tarefas. Por exemplo, atribuir 5 story points a uma tarefa significa que ela é mais complexa do que uma tarefa de 3 pontos, mas menos complexa do que uma tarefa de 8 pontos.
Eu acho ela mais pratica para utilização nos storypoints porque tem mais exatidão do que tamanhos, a PMG, porque ela acaba sendo muito ampla do tempo de uma G durante a sprint.
A questão do story points é para que voce consiga planejar de forma mais adequada o que entra para atuação na sprint.
Exemplo, eu uso uma squad que cada dia é igual a um ponto na Fibonacci para o Dev Jr e 2 pontos para o dev pleno. Como a sprint dura 15 dias, sendo 10 de atuação, eu tenho 10 pontos do Dev junior e 20 pontos do pleno, um total de 30 pontos na sprint, ou seja, minha capacidade de desenvolvimento na sprint é de 30 pontos, conforme formos votando na planing a complexidade da demanda (quantos pontos/dias) o dev entende que consegue concluir a demanda (considerando o seu DOD).
Com base nessas pontuações (story points) e a capacidade do seu time, voce tem a ideia de quantas US serão incluídas na sprint e conseguiria acompanhar o desenvolvimento e desempenho do time.