1
resposta

Dúvida - Estou no caminho certo?

Olá, estou realizando um mini mundo da barbearia do meu amigo. Para depois darmos inicio a construção do banco. Como está ficando?Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oi, Bruno! Tudo certo?

Desde já, peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Está ficando bem bacana o seu mini-mundo! É interessante, nesse processo, utilizarmos algo visual para marcar os itens que darão origem ao banco de dados, como as entidades, suas características (atributos) e as relações existentes. Uma maneira de fazer isso, durante a abstração de informações, é através de cores. Embora não afete nos próximos passos, esse exercício nos ajuda a reconhecer mais facilmente o que é cada coisa.

Percebi, no texto que você compartilhou, alguns itens destacados por uma marcação amarela: funcionários, serviços, clientes e mercadorias. Desse modo, quando formos realizar a modelagem de banco de dados, tal etapa já estará delineada, visto que, por exemplo, já identificamos de maneira prévia as entidades do sistema (no seu caso, os itens destacados em amarelo).

Antes e durante a modelagem, é importante mantermos contato com os nossos colegas de trabalho. Com isso, podemos sempre reavaliar as atividades feitas e consolidar ainda mais o que irá compor o banco de dados.

Bruno, caso surja alguma dúvida durante os seus estudos, fico à disposição para ajudá-lo.

Até mais!