3
respostas

[Dúvida] Estou fazendo o curso iniciante em programação

estou ainda fazendo iniciando em programaçao e estou na parte de html e css porem sempre quis aprender php. Posso iniciar esse curso mesmo sendo iniciante.

3 respostas

Olá, Levi! Tudo bem contigo?!

Seja bem-vindo ao mundo da programação. É ótimo que você esteja interessado em aprender PHP!

Mesmo sendo iniciante, você pode iniciar o curso de PHP. O curso é voltado para pessoas que estão começando na programação, então você encontrará explicações e exemplos que te ajudarão a entender os conceitos básicos do PHP.

No curso, você aprenderá desde o básico, como instalar e executar o PHP, até conceitos mais avançados, como tomar decisões e executar repetições. Além disso, você terá a oportunidade de praticar escrevendo códigos funcionais com PHP.

Lembre-se de que o curso é um ponto de partida para se aprofundar na linguagem. Você não aprenderá tudo sobre PHP nele, mas terá uma base sólida para continuar estudando e se desenvolvendo nessa área.

Espero que aproveite o curso e que ele te ajude a alcançar seus objetivos na programação. Se tiver alguma dúvida específica durante o curso, não hesite em perguntar. Estamos aqui para te ajudar!

Espero ter ajudado, abraços e bons estudos!

Em caso de Reply:

O PHP é uma linguagem de programação amplamente utilizada para desenvolvimento web. Ela é muito popular e permite a criação de sites dinâmicos e interativos, além de ser uma excelente escolha para iniciantes que desejam se aprofundar no mundo da programação web.

Você pode, sim, iniciar o curso de PHP mesmo sendo iniciante. No entanto, é importante que você tenha uma base sólida em HTML e CSS, uma vez que o PHP é frequentemente utilizado em conjunto com essas linguagens para tornar os sites mais dinâmicos e funcionais.

Para começar a aprender PHP, é fundamental que você tenha conhecimentos básicos em conceitos de programação, como variáveis, estruturas de controle (como loops e condicionais) e funções. Esses conhecimentos são essenciais para que você possa compreender e escrever código em PHP de forma eficiente.

Vamos dar uma breve introdução sobre PHP e mostrar um exemplo simples para você ter uma ideia de como funciona. O PHP é uma linguagem server-side, o que significa que o código PHP é executado no servidor antes de enviar o resultado para o navegador do usuário. Isso permite que você crie páginas web dinâmicas que interagem com o usuário e com bancos de dados.

Um exemplo básico de código PHP é o famoso "Hello World":

<?php
  echo "Olá, mundo!";
?>

Neste exemplo, usamos a função echo para imprimir a mensagem "Olá, mundo!" na tela. O código PHP é delimitado pelas tags <?php e ?>, permitindo que você insira trechos de código PHP no meio do código HTML.

Além disso, o PHP possui uma sintaxe bastante amigável, o que torna mais fácil para iniciantes compreenderem e escreverem código. Por exemplo, para declarar uma variável e atribuir um valor a ela, você pode fazer o seguinte:

<?php
  $nome = "Levi";
  echo "Olá, " . $nome . "!";
?>

Nesse caso, utilizamos o símbolo de dólar $ para declarar a variável $nome e, em seguida, usamos o operador de concatenação (.) para juntar a mensagem "Olá, " com o valor da variável $nome e, por fim, imprimir tudo na tela.

Quanto à referência do curso que você mencionou, "PHP: conceitos, lidando com dados, loops e mais", é importante que você siga o conteúdo na ordem apresentada, uma vez que o curso provavelmente foi estruturado para fornecer uma progressão adequada de conhecimentos. Caso tenha alguma dúvida específica durante o curso, não hesite em perguntar na plataforma ou procurar outros recursos para esclarecer o assunto.

Espero que essas informações tenham sido úteis para você decidir iniciar o curso de PHP. É normal sentir-se ansioso ou inseguro ao aprender uma nova linguagem de programação, mas com dedicação e prática, você vai progredir e se tornar um bom programador.

Lembre-se sempre de que a prática é fundamental para o aprendizado em programação. À medida que avança no curso, experimente criar projetos simples utilizando o que aprendeu. Isso o ajudará a consolidar os conceitos e a ganhar confiança em suas habilidades.

Se surgirem mais dúvidas ao longo do caminho, não hesite em participar de fóruns, grupos de estudo e outras comunidades de programadores. A troca de conhecimentos e experiências pode ser extremamente valiosa para o seu crescimento.

vlw man me ajudou muito.

Uma duvida instalei o php porem nao esta funcionando pelo cmd no git bash funciona porem da alguns erros de sintaxe

Olá, Levi! Eaí tudo bem?

Fico feliz que fui útil para você! Vamos resolver o problema com o PHP não funcionando no cmd.

Primeiramente, é importante verificar se o PHP foi instalado corretamente. Verifique se a instalação foi feita de acordo com as instruções do curso. Certifique-se de que o PHP esteja adicionado ao PATH do sistema, para que possa ser acessado de qualquer diretório no prompt de comando.

Além disso, é importante lembrar que algumas configurações podem variar dependendo do sistema operacional que você está utilizando. Certifique-se de seguir as orientações específicas para o sistema que você possui.

Outra questão relevante é que o Git Bash pode utilizar um ambiente diferente do prompt de comando do Windows, o que pode estar causando esses erros de sintaxe. Tente executar os comandos diretamente no prompt de comando do Windows (cmd) para verificar se o PHP funciona corretamente lá.

Se você ainda encontrar problemas de sintaxe, verifique se está digitando os comandos corretamente. Lembre-se que um pequeno erro na digitação pode causar problemas no código.

Caso continue enfrentando dificuldades, não hesite em compartilhar os erros específicos que está recebendo ou as mensagens de erro para que eu possa te ajudar melhor. Estou aqui para esclarecer suas dúvidas e auxiliar em qualquer questão relacionada ao PHP ou à programação em geral.

Boa sorte nos estudos e conte comigo para te ajudar na sua jornada de aprendizado!

Abraços e bons estudos!