Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Estou em dúvida se fiz corretamente

2- Verifique se um número digitado pelo usuário é positivo ou negativo. Mostre um alerta informando.

Minha resolução: Exercicio 02: Gostaria de saber se desta forma também esta correto.

usuario = prompt ('Digite seu número'); let numero positivo >= 0 let numero negativo <= -1

if (usuario == numero positivo ){ alert ('Seu número é positivo'); } else (usuario == numero negativo) { alert('Seu número é negativo'); }

1 resposta
solução!

Olá, Tainara, tudo bem?!

Vamos lá, o seu código tem alguns erros:

let usuário = prompt('digite o seu número');
  • Na próxima linha de código, ao utilizar o let, você deve somente utilizar o operador de atribuição, que é o ' = ', não é possível utilizar operadores de comparação como maior que '>' ou menor que '<' durante a atribuição do valor de uma variável. O artigo acima que te passei também trará exemplos de atribuição pra você entender melhor.
  • O tipo de verificação que você tentou fazer sobre o número ser positivo ou negativo, deve ser feito dentro do if e else!
  • Uma forma de escrever esse código tentando manter a lógica que você criou seria:
let usuario = prompt ('Digite seu número'); 


if (usuario > 0) {
    alert('o seu numero é positivo')
} else {
    alert('o seu número é negativo')
};

Lembre-se que a variável usuário já vai receber um valor numérico e não há necessidade de criar outras duas variáveis para números positivos e negativos, essa verificação vai ser feita no if e else. Também há outra forma de fazer esse código que eu também já indico você começar a estudar!

let usuario = prompt ('Digite seu número'); 


usuario > 0 ? alert('Seu Número é positivo'): alert('seu número é negativo');

O nome desse método é operador tenário, ele ajuda muito a economizar muitos ifs e elses. Também vou deixar um artigo pra você ir se familiarizando com ele. Espero ter ajudado, qualquer dúvida sigo a disposição!! https://www.alura.com.br/artigos/o-que-e-o-operador-ternario