1
resposta

[Dúvida] Estou com dificuldade no procedimento de instalação de um compilador.

Depois de fazer a instalação do compilador seguindo os passos, pede-se que localize o diretório de dois arquivos .c e .cpp mas não sei qual arquivos são esses e onde estão e depois pede uma série de comandos porém eu precisava encontrar o diretório que estava pedindo, porem não consegui alguém pode me ajudar. Segue abaixo o link de instalação. https://www.alura.com.br/artigos/compilando-executando-programas-c-c-windows?utm_source=gnarus&utm_medium=timeline&_gl=1*1qrlu3o*_ga*ODAzMjM1NzkuMTY5Njg4NDQ1Nw..*_ga_1EPWSW3PCS*MTY5NzgyMzg3Ny4xMS4xLjE2OTc4MjY2NTUuMC4wLjA.*_fplc*MGFXOCUyRmNveEJzSlIlMkJRN1dKZ2p4dWJTVzZhMiUyRkR3bnE2VVNvUzhSOUxETXJQVlU1SzZpTHVRQlBSSjIzbURhVDVTQkExYkZta3UlMkJRNkpVWHpKSFluTU1rdm1VY1E2MlVSazBmNWxrcUF6eVhDdloxdVd3U2ZOciUyQm1NZ2txUSUzRCUzRA..

1 resposta

Bom dia, Alan! Tudo bem?

Não precisa se preocupar em encontrar esses arquivos. Os mesmos são apenas exemplos feitos pela pessoa que construiu esse artigo para demonstrar como, via terminal, você pode compilar e executar os seus arquivos .c ou .cpp. Logo, realmente teria como você ter eles no seu computador.

Para criá-los, abra algum editor de texto de sua preferência, por exemplo, o VScode, e crie um arquivo com um nome qualquer e com final .c e cole o seguinte código:

#include <stdio.h>

int main(){
    printf("Olá, mundo!")
}

Após isso, abra o terminal na pasta que está o arquivo .c e execute o seguinte comando para compilar o projeto:

gcc nome-do-arquivo.c 

Nessa parte de compilação, você pode fazer parecido com a do tutorial que você compartilhou, que é adicionar o comando -o que nomeia o arquivo .exe. Pois, por padrão ele sempre será criado como "a.exe", então você pode renomeá-lo dessa forma:

gcc nome-do-arquivo.c -o teste.exe

Por fim, para executá-lo, basta fazer como no tutorial:

./teste.exe

Sempre deve-se colocar um "./" antes do nome do arquivo, indicando que o arquivo está nessa pasta

Espero ter conseguido te ajudar esclarecendo suas dúvidas. E caso tenha mais perguntas ou problemas, estarei à disposição.

Grande abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.