1
resposta

[Dúvida] Estive fazendo uma atividade e, tive que manipular o JS e segui à risca o que foi mandado. Podem me orientar?

Este é minha primeira interação no fórum e, espero que esteja fazendo certo, tenham paciência por favor haha. Fiz um exercício do curso de formação básica e, porém, não sei se entendi bem. Codei, testei e não sei se tem algum detalhe que esqueci, porque não aparece a interação na tela e sim, apenas no inspecionar dentro do console. Além de não aparecer a caixinha com a pergunta no código à seguir:

let titulo = document.querySelector('h1')
titulo.innerHTML = 'Hora do desafio!'

let paragrafo = document.querySelector('p')
paragrafo.innerHTML = 'Escolha um número entre 1 e 10'

function verificarChute(){
    console.log ('O botão foi clicado!!')
}

//

function verificarAlerta(){
    alert('Eu amo JS')
}
function exibirPrompt(){
    let nomeDaCidade = prompt('Dígite o nome de uma cidade do Brasil que você gosta muito: ')
    alert('Estive em ${nomeDaCidade} e me lembrei de você!!')
}
function somaNumero(){
    let valor1 = parseInt(prompt('Insíra um número: ')); 
    let valor2 = parseInt(prompt('Insíra outro valor: '));
    alert(' o valor da soma é ' + valor1 + ' + ' + valor2 + ' é igual a: ' + resultado)
}![Imagem mostrando como ficou dentro da Web.](https://cdn1.gnarususercontent.com.br/1/8727236/70d99067-08c6-4525-81f5-2cac0a5ef755.png)  ]()
1 resposta

Bom dia, Tárik! Como vai?

Primeiramente, parabéns por estar se aventurando no mundo da programação! Vamos dar uma olhada no seu código e ver o que pode estar acontecendo.

  1. Interação na tela: para que as funções sejam acionadas ao clicar nos botões, você precisa garantir que os botões estejam conectados às funções corretas. Isso é feito por meio de event listeners ou diretamente no HTML, usando o atributo onclick.

  2. Interpolação de strings: no JavaScript, para interpolar variáveis dentro de strings, você deve usar crases (``) em vez de aspas simples ou duplas, e envolver a variável com ${}. No seu caso, a linha do alert dentro da função exibirPrompt deve ser:

    alert(`Estive em ${nomeDaCidade} e me lembrei de você!!`);
    
  3. Função de soma: parece que você esqueceu de calcular a soma antes de exibir o alert. Você precisa definir a variável resultado como a soma de valor1 e valor2. Aqui está como a função somaNumero deve ficar:

    function somaNumero(){
        let valor1 = parseInt(prompt('Insíra um número: ')); 
        let valor2 = parseInt(prompt('Insíra outro valor: '));
        let resultado = valor1 + valor2;
        alert('O valor da soma de ' + valor1 + ' + ' + valor2 + ' é igual a: ' + resultado);
    }
    
  4. Conectar funções aos botões: certifique-se de que os botões no seu HTML têm os IDs corretos ou que você está usando querySelector para selecioná-los e adicionar event listeners. Por exemplo:

    document.querySelector('#botaoConsole').onclick = verificarChute;
    document.querySelector('#botaoAlerta').onclick = verificarAlerta;
    document.querySelector('#botaoPrompt').onclick = exibirPrompt;
    document.querySelector('#botaoSoma').onclick = somaNumero;
    

Verifique se os IDs dos botões no seu HTML correspondem aos usados nos querySelector. Espero que essas dicas ajudem a resolver o problema!

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.