1
resposta

[Dúvida] Estágio/Trabalho/Trainee Front-End

Boa noite, estou me adentrando na área de Front já a uns meses e estou desenvolvendo bem minhas habilidades em Javascript, React... além de cursar eng. da computação. E queria saber se alguém poderia me indicar ou me auxiliar um meio de conseguir estágio/qualquercoisaquemedeexperiência, porque tá difícil, estou nessa área de tecnologia/engenharia a bem uns 8 anos e até agora estou estagnado, não consigo nem um ponta pé inicial, nadinha... tentei Linkedin, fiz portifólio (que confesso que é bem humilde), tento várias vagas, mas a concorrência e os requerimentos para conseguir uma vaga são grandes talvez esse seja o motivo de não conseguir... e tento para qualquer vaga, mesmo se aparecesse uma pra pagar pra ganhar experiência eu estaria lá kk, bem como tentar um estágio/bolsa na universidade, mas ai é outro trabalho pra conseguir se aprovado, tentei para todos os lados, e está sendo bem desestimulante, quase um terço da minha vida, parecendo um atraso... enfim! quem puder me dar umas dicas de como dar esse primeiro passo em experiência, agradeço demais! Não sei onde recorrer mais kk!

1 resposta

Salve Paulo Sérgio Entendo completamente sua frustração e a dificuldade de conseguir uma oportunidade de estágio ou qualquer experiência na área de Front End. É um desafio comum para muitos profissionais em início de carreira.

Com base na minha experiência pessoal, enfrentei desafios semelhantes ao tentar entrar na área de programação. Eu trabalhei por seis anos na área de telecomunicações, mas não conseguia oportunidades na área de programação. Decidi então criar um perfil no GitHub e no LinkedIn para compartilhar meus projetos e habilidades. Foi importante também ficar de olho nas vagas disponíveis no LinkedIn e deixar meu perfil marcado como "Open to Work".

Após um tempo procurando vagas, consegui um estágio na área de programação, mesmo com um salário mínimo, enquanto ainda estava empregado em outra empresa. Fiquei em dúvida se deveria aceitar a oportunidade, já que o salário era menor, mas decidi arriscar porque era a única maneira de adquirir a experiência que eu tanto buscava na área de programação. Acabei pedindo demissão da minha posição anterior e aceitando o estágio, e posso dizer que foi a melhor decisão que tomei. Após um ano como estagiário, fui efetivado como Engenheiro de Software e atualmente trabalho com Front End.

Além disso, é importante investir em cursos e qualificações relevantes para a área em que você deseja atuar, como Front End, Back End ou Full Stack. Dedique-se a esses cursos e construa um currículo bem elaborado, destacando suas habilidades e projetos relacionados à área que você está estudando. Também é válido considerar a possibilidade de realizar trabalhos e projetos pessoais que possam ser incluídos em seu portfólio.

Não desanime e continue persistindo. A área de tecnologia é muito dinâmica e, com dedicação e esforço, você pode conseguir a oportunidade que tanto busca. Lembre-se de aproveitar todas as oportunidades, mesmo que inicialmente possam parecer pequenas, pois elas podem abrir portas para novas experiências e crescimento profissional.

Desejo a você muito sucesso em sua jornada e espero que você consiga encontrar uma ótima oportunidade em breve!