Ainda tenho dúvidas em relação ephemeral state e app state, alguém poderia me explicar?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Ainda tenho dúvidas em relação ephemeral state e app state, alguém poderia me explicar?
Olá, Antonio!
Desculpa a demora. Estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos com essa mesma dúvida. Valeu :D
Em Flutter, temos dois tipos principais de estados: o ephemeral state (estado efêmero) e o app state (estado do aplicativo).
O "ephemeral state" é utilizado para armazenar informações temporárias que são necessárias apenas em um determinado widget ou tela. Por exemplo, se você tem um formulário em uma tela e precisa armazenar temporariamente os dados digitados pelo usuário antes de enviá-los para o servidor, você pode usar o ephemeral state para isso. Esse estado é gerenciado pelo próprio widget e é descartado quando o widget é reconstruído.
Já o "app state" é utilizado para armazenar informações que são compartilhadas entre vários widgets ou telas do aplicativo. Por exemplo, se você tem um aplicativo de lista de tarefas e precisa armazenar a lista de tarefas em um local que possa ser acessado por diferentes telas, você pode usar o app state. Esse estado é geralmente gerenciado por uma biblioteca de gerenciamento de estado, como o Provider ou o Bloc.
É importante entender a diferença entre esses dois tipos de estados para poder escolher a abordagem correta ao desenvolver seu aplicativo em Flutter.
Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas! Se tiver mais alguma pergunta, é só me falar. Bons estudos!