1
resposta

[Dúvida] Estados em flutter

Ainda tenho dúvidas em relação ephemeral state e app state, alguém poderia me explicar?

1 resposta

Olá, Antonio!

Desculpa a demora. Estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos com essa mesma dúvida. Valeu :D

Em Flutter, temos dois tipos principais de estados: o ephemeral state (estado efêmero) e o app state (estado do aplicativo).

O "ephemeral state" é utilizado para armazenar informações temporárias que são necessárias apenas em um determinado widget ou tela. Por exemplo, se você tem um formulário em uma tela e precisa armazenar temporariamente os dados digitados pelo usuário antes de enviá-los para o servidor, você pode usar o ephemeral state para isso. Esse estado é gerenciado pelo próprio widget e é descartado quando o widget é reconstruído.

Já o "app state" é utilizado para armazenar informações que são compartilhadas entre vários widgets ou telas do aplicativo. Por exemplo, se você tem um aplicativo de lista de tarefas e precisa armazenar a lista de tarefas em um local que possa ser acessado por diferentes telas, você pode usar o app state. Esse estado é geralmente gerenciado por uma biblioteca de gerenciamento de estado, como o Provider ou o Bloc.

É importante entender a diferença entre esses dois tipos de estados para poder escolher a abordagem correta ao desenvolver seu aplicativo em Flutter.

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas! Se tiver mais alguma pergunta, é só me falar. Bons estudos!