Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] esta tanto erro no código me ajuda por favor

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2 ;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;

//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

let colidiu = false;

let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

//chanceDeErrar
let chanceDeErrar = 0;

function setup() {
    createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  incluiPlacar();
  marcaPonto();
  chanceDeErrar();
  bolinhaNaoFicaPresa();

}

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
    yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
  if (xBolinha + raio> width ||
     xBolinha - raio< 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if (yBolinha + raio> height ||
     yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(x,y){
  rect(x,y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}

function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
      yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
      yRaquete += 10;
  }
}
function verificaColisaoRaquete() {
    if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento
        && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura
        && yBolinha + raio > yRaquete) {
        velocidadeXBolinha *= -1;
    }
}

function verificaColisaoRaquete(x,y) {
  colidiu =
    collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura,xBolinha,yBolinha, raio);
  if (colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha -yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar
  calculaChanceDeErrar()
}

function incluiPlacar() {
    stroke(255);
    textAlign(CENTER);
    textSize(16);
    fill(color(255, 140, 0));
    rect(150, 10, 40, 20);
    fill(255);
    text(meusPontos, 170, 26);
    fill(color(255, 140, 0));
    rect(450, 10, 40, 20);
    fill(255);
    text(pontosDoOponente, 470, 26);
}

function marcaPonto(){
  if (xBolinha > 590){
    meusPontos += 1;
  }

  if (xBolinha < 10){
    pontosDoOponente += 1;
  }
}

function calculaChanceDeErrar() {
  if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
    chanceDeErrar += 1
    if (chanceDeErrar >= 39){
    chanceDeErrar = 40
    }
  } else {
    chanceDeErrar -= 1
    if (chanceDeErrar <= 35){
    chanceDeErrar = 35
    }
  }
}

function bolinhaNaoFicaPresa(){
    if (XBolinha - raio < 0){
    XBolinha = 23
    }
}
2 respostas
solução!

Oi, Natan! Tudo bem?

Para resolvermos o nosso problema inicialmente precisamos excluir o comando chanceDeErrar() da função draw(), pois esse comando não é uma função e sim uma variável que recebe um valor numérico. Deixaremos, então, a função draw() da seguinte maneira:

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  incluiPlacar();
  marcaPonto();
  bolinhaNaoFicaPresa();

}

Após isso, precisamos apenas fazer uma pequena alteração dentro da função bolinhaNaoFicaPresa(), trocando as variáveis XBolinha por xBolinha, pois é com essa grafia que essa variável foi declarada no código. Deixaremos, então, a função bolinhaNaoFicaPresa() da seguinte forma:


function bolinhaNaoFicaPresa(){
    if (xBolinha - raio < 0){
    xBolinha = 23
    }
}

Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

obrigado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software