Olá!
Eu já fiz alguns cursos de figma e xd e notei que os espaçamentos sao sempre multiplos de 4 para celular e 8 para desktop. Mas nao lembro se já mencionaram o por quê. Alguém saberia me dizer?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá!
Eu já fiz alguns cursos de figma e xd e notei que os espaçamentos sao sempre multiplos de 4 para celular e 8 para desktop. Mas nao lembro se já mencionaram o por quê. Alguém saberia me dizer?
Olá, Beatriz! Como está? Espero que muito bem!!
É uma ótima questão a que você fez. Os espaçamentos padrão são importantes para manter a consistência e harmonia visual em um design.
Esses valores não são aleatórios, eles seguem uma lógica que ajuda a manter a consistência visual e a legibilidade da interface. O número 4 é utilizado para espaçamentos menores, como entre ícones ou entre um ícone e um texto, por exemplo. Já o número 8, em geral, é utilizado para espaçamentos maiores, como entre blocos de conteúdo ou entre seções da interface.
Assim, tendo valores múltiplos de 4 e 8, há um auxílio quanto a manter a proporção e a harmonia entre os elementos da interface. Além disso, eles também facilitam o trabalho do desenvolvedor, já que esses valores são facilmente divisíveis e evitam a necessidade de arredondamentos.
No entanto, é importante lembrar que esses valores são apenas sugestões e podem variar de acordo com o contexto e o objetivo do design. Por exemplo, em um design com muitos elementos, pode ser necessário aumentar os espaçamentos para evitar a sensação de aglomeração, ok?
Se tiver mais alguma questão, é só falar!! Estamos aqui pra te auxiliar!!
Abraços e até mais!
perfeito! Obrigada, yasmin!