Oii, Rafael! Como você está?
Que bom que você está explorando a área de dados! Ambas as carreiras, tanto de Analista de dados quanto de Engenheiro de dados, têm suas particularidades e são bastante promissoras.
É importante está bem consolidado o entendimento do que faz cada uma. Por exemplo, o(a) Analista de dados precisa ter foco para interpretação e análise de dados para gerar insights e ajudar na tomada de decisões. Usa ferramentas de visualização de dados (como Power BI, Tableau), linguagens de programação (como Python, R), SQL, estatística e conhecimento de negócios para realizar limpeza e preparação de dados, criação de dashboards, relatórios e análise de tendências.
E o(a) Engenheiro de dados trabalha na construção e manutenção de infraestruturas de dados, como pipelines de dados e data warehouses.
Utiliza linguagens de programação (como Python, Java, Scala), SQL, ferramentas de ETL (como Apache Airflow, Talend), bancos de dados (como SQL Server, Hadoop), e arquitetura de dados, para o desenvolvimento de pipelines de dados, integração de diferentes fontes de dados, otimização de desempenho de sistemas de dados.
Então, escolher por onde começar vai depender os seus objetivos profissionais e desejos pessoais também. E para te ajudar, na Alura temos um material chamado TechGuide, no qual possui planos de estudos elaborados pelos especialistas para guiar o aluno nos estudos e na escolha também. Deixo os links de Engenharia de dados e Análise de dados para você explorar:
E você pode explorar outras áreas, caso queira conhecer. Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida, conte conosco.
Bons estudos, Rafael!