6
respostas

[Dúvida] Error: Could not find or load main class Programa

Eu consegui executar o código na aula que usa a CLI, porém ao tentar executar o código criado com o Eclipse não funciona no prompt. Já procurei na pasta bin e na pasta src, já tentei usar 'javac Programa.java' e até compilou mas na hora de executar o erro é o mesmo. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

6 respostas

Oi Rebeca! Tudo bem?

Estava com o mesmo problema. O que resolveu foi trocar a forma que o projeto estava sendo configurado. Ao criar um novo projeto Java, na parte de JRE, é o primeiro campro que geralmente está selecionado. Porém, ele não se refere à JDK que você mesma instalou. Para selecioná-la, você tem que clicar na segunda opção e selecionar a JDK que configurou na variável JAVA_HOME:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Depois que fiz isso, nos próximos projetos, mesmo selecionando a primeira opção, estava conseguindo rodar pelo terminal normalmente.

Espero ter ajudado! Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá, Iasmin! Agradeço a ajuda e perdão pela demora ao responder. Eu fiz conforme você disse , porém não obtive sucesso. Acredito que tenha feito alguma etapa errada na hora de instalar e configurar a jdk. Quando tento configurar o projeto para usar a versão do jdk que eu instalei, não funciona. Seguem anexos do erro apresentado: problema-jdk-configurationjre-nao-encontrada

Oi Rebeca!

Tenta ir em Windows -> Preferences -> Java -> Installed JREs -> Execution Environments e me fala o que apareceu por favor. O ideal é que apareçam várias versões diferentes de JREs.

Oi, Iasmin! Eu fiz isso e só aparece uma JRE. Tentei procurar por outras, contudo o eclipse diz que não existem outras.

Installed-JREs

Esse caminho aí tá meio estranho... Remove essa JRE e adiciona outra por favor.

Para remover, você clica em cima da JRE, e depois seleciona Remove na lateral. Já para adicionar outra, você pode clicar nessa mesma tela, no canto superior direito, em Add > Standard VM > Next, e passar o caminho da sua JDK instalada na parte de JRE home, o restante o Eclipse preenche. A minha configuração está da seguinte forma:

Acho que fazendo assim, depois você vai conseguir várias JREs nos Execution Environments, e vai ser possível realizar o primeiro passo que eu tinha sugerido.

Tô torcendo pra dar certo! Qualquer coisa, só mandar aqui no fórum :)

Iasmin, fiz isso que você pediu! Apareceram diversas JREs, selecionei a que instalei, criei o projeto com ela e tentei executar pelo cmd, não funcionou. Mas acredito que o problema esteja no classpath porque instalei o JRE na versão 1.8 e funcionou ao criar as classes e usar o default package. Caso eu tente colocar as classes em pacotes, não executa através do cmd. Portanto, suponho que o problema seja no classpath.

com JRE na versão 8: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Execution Environments: