1
resposta

[Dúvida] erro: SQL LITE (extension)

Oi tudo bem? eu tenho recebido este erro sempre que peço para "Run query" : Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

e quando peço para mostrar o output aparece isso: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Isso acontece tanto quando tento rodar desnormalizado, quanto a primeira forma normal. Não sei o que fazer, nao consigo seguir o curso com esse erro, alguem poderia me ajudar? desde já agradeço.

1 resposta

Olá, Leonardo! Espero que esteja bem.

Parece que você está enfrentando um problema com a criação de tabelas no SQLite, onde a mensagem de erro indica que a tabela CLIENTES já existe. Isso geralmente acontece quando você tenta executar um comando CREATE TABLE para uma tabela que já foi criada anteriormente no banco de dados.

Para resolver esse problema, você tem algumas opções:

  1. Excluir a tabela existente antes de recriá-la: Você pode excluir a tabela existente usando o comando DROP TABLE e depois executar novamente o comando CREATE TABLE. Aqui está um exemplo de como fazer isso:
DROP TABLE IF EXISTS CLIENTES;
CREATE TABLE CLIENTES(
    -- Restante da definição da tabela
);
  1. Usar um comando para criar a tabela somente se ela não existir: O SQLite permite que você use a cláusula IF NOT EXISTS no comando CREATE TABLE, o que faz com que a tabela seja criada apenas se ela ainda não existir. Veja como ficaria:
CREATE TABLE IF NOT EXISTS CLIENTES(
    -- Restante da definição da tabela
);
  1. Verificar se há outras janelas ou instâncias do SQLite abertas: Às vezes, pode haver mais de uma instância do SQLite acessando o mesmo banco de dados, o que pode causar confusão. Certifique-se de que você está trabalhando na instância correta e que não há outras janelas ou processos que possam estar interferindo.

  2. Checar se o script está sendo executado mais de uma vez: Verifique se, acidentalmente, o script que cria a tabela CLIENTES não está sendo chamado múltiplas vezes. Isso pode acontecer se você estiver executando o script inteiro novamente sem perceber que a tabela já foi criada.

Lembre-se de fazer backup dos dados importantes antes de executar comandos que podem alterar a estrutura do banco de dados ou os dados armazenados, como o DROP TABLE.

Espero que essas sugestões ajudem a resolver o problema que você está enfrentando. Bons estudos!