2
respostas

[Dúvida] erro no typeorm-ts-node-esm -d src/db/data-source-cli.ts migration:show

quando digito typeorm-ts-node-esm -d src/db/data-source-cli.ts migration:show ele me dá esse erro

Error during migration show:
Error: Unable to open file: "D:\Prog\nestjs-rest-loja-main\src\db\data-source-cli.ts". Cannot use import statement outside a module
    at CommandUtils.loadDataSource (C:\Users\pedro\AppData\Roaming\npm\node_modules\typeorm\commands\CommandUtils.js:22:19)  
    at async Object.handler (C:\Users\pedro\AppData\Roaming\npm\node_modules\typeorm\commands\MigrationShowCommand.js:27:26)

e quando eu digito typeorm-ts-node-esm --dataSource dist/db/data-source.js migration:show ele me dá esse erro

Error during migration show:
Error: Unable to open file: "D:\Prog\nestjs-rest-loja-main\dist\db\data-source.js". Cannot find module 'D:\Prog\nestjs-rest-loja-main\dist\db\data-source.js'
Require stack:
- C:\Users\pedro\AppData\Roaming\npm\node_modules\typeorm\util\ImportUtils.js
- C:\Users\pedro\AppData\Roaming\npm\node_modules\typeorm\commands\CommandUtils.js
- C:\Users\pedro\AppData\Roaming\npm\node_modules\typeorm\commands\SchemaSyncCommand.js
- C:\Users\pedro\AppData\Roaming\npm\node_modules\typeorm\cli.js
- C:\Users\pedro\AppData\Roaming\npm\node_modules\typeorm\cli-ts-node-esm.js
    at CommandUtils.loadDataSource (C:\Users\pedro\AppData\Roaming\npm\node_modules\typeorm\commands\CommandUtils.js:22:19)  
    at async Object.handler (C:\Users\pedro\AppData\Roaming\npm\node_modules\typeorm\commands\MigrationShowCommand.js:27:26)

estou usando o NODE LTS 20.10, o typeorm 0.3.17 e estou usando o windows 11

2 respostas

Bom dia, Pedro! Tudo bem?

O erro menciona que não é possível abrir o arquivo data-source-cli.ts, então, tomando como ponto de partida que você criou o data-source-cli.ts corretamente, no caminho "src\db", talvez o problema seja é a versão do Node que você está utilizando, 20.10. Problemas como esse pode acabar sendo gerados por versões mais atuais do Node, isso ocorre por questões de incompatibilidade.

Minha dica é que instale o gerenciador de versões do Node o NVM, pois o mesmo facilita a alteração de versões Node. Antes de prosseguir desinstale o Node do seu computador.

Acesse o seguinte link e dê continuidade nos passo que deixarei a seguinte: Link de Download, baixe o arquivo com o nome "nvm-setup.exe".

  • Após instalar, abra um terminal e digite o seguinte comando para baixar uma versão do Node:
nvm install 18.18.0
  • Depois, execute o seguinte comando para informar que deseja usar a versão do Node que você instalou como a padrão:
nvm use 18.18.0

Por fim, digite node -v para validar se está com a versão correta. A versão 18 do Node é a que foi utilizada pelo instrutor durante o curso, então não deve gerar erro de incompatibilidade.

Caso a troca de versão do Node não solucione o seu problema, peço que compartilhe todo o seu projeto para que eu possa analisá-lo de forma mais precisa, para assim identificar o problema. Envie via GitHub ou Drive do Google.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

cara voce me ajudou muito, tava nessa a 4 dias quebrando a cabeca, armano brabo!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software