4
respostas

[Dúvida] Erro "Não é possível se conectar ao (nomeDoServidor)" - Erro persistente

Boa tarde a todos!

Estou tendo o mesmo problema apresentado no tópico criado pelo Guilherme, mas com a diferença que os passos sugeridos para a solução do problema não foram eficazes no meu caso.

Como forma de solucionar o problema já tentei seguir os passos do link indicado: https://www.zentinels.net/solucion-al-error-0x851a001a-al-instalar-sql-server/, o que me ajudou a solucionar outro problema que ocorria na instalação do SQL em si (apesar de eu ter tido que criar uma terceira instância para resolver o problema, pois o erro persistiu na segunda), mas que aqui não fez nenhuma diferença (deixarei os prints de como esse erro de instalação aparecia e da alteração que fiz no Editor de Registro para solucioná-lo)

Também já segui outra instrução do tópico antigo que dizia para liberar a porta 1433 do Firewall, mas a medida também foi ineficaz. Utilizei o passo a passo do seguinte link: https://learn.microsoft.com/pt-br/sql/database-engine/configure-windows/configure-a-windows-firewall-for-database-engine-access?view=sql-server-ver16

Se alguém souber algum outro passo que possa ser testado para resolver o problema, ficarei muito agradecido

Configuração de liberação da porta 1433 do Firewall

Alteração no Editor de Registro que solucionou o primeiro problema

Erro de instalação do SQL que aparecia, mas já foi resolvido

Erro de conexão citado no tópico

4 respostas

Oi Pedro, tudo bem?

A mensagem indica erro de rede e conexão com o SQL Server.

Pedro, vamos tentar solucionar juntos! Primeiro, peço que certifique se o serviço MySQLServer está ativo. Para isso, siga os passos abaixo.

  • Na lupa da barra de tarefas do Windows, pesquise "serviços". Apareça a opção serviços, como aplicativo.

Captura de tela da pesquisa pelo termo serviços no windows.

  • Procure por SQL Server.

Captura de tela dos serviços windows

  • Com o botão direito, clique em Iniciar nos serviços SQL Server e SQL Server Agent.

opção Iniciar do sql server na aba serviços do windows

Ao tentar conectar no SQL Server Management Studio. Certifique que o campo Autenticação está selecionado a opção Autenticação do SQL Server.

captura de tela da janela conectar ao servidor campo Autenticação está selecionado a opção Autenticação do SQL Server

Caso o problema persista, fico à disposição para ajudá-lo.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oi Monalisa, boa tarde! Muito obrigado por se disponibilizar para ajudar!

Testei os passos sugeridos, vou deixar separados os problemas que persistiram junto com os prints de erros.

1 - Na inicialização do MSSQLSERVER, recebi o erro abaixo. Importante destacar que o mesmo erro ocorreu quando tentei inicializar o MSSQLSERVER2, enquanto o MSSQLSERVER3 já aparecia como inicializado: Falha na inicialização do MSSQLSERVER

2 - Ao tentar inicializar o SQL Server Agent do MSSQL e do MSSQL2, recebi a seguinte mensagem de erro. Isso não ocorreu no SQL Server Agent MSSQL3, e consegui iniciá-lo normalmente.

Falha de inicialização do Server Agent

Inicialização do SQL Server Agent MSSQLSERVER3 bem sucedida

3 - Como a instância do SQL Server MSSQLSERVER3 aparentemente funcionou, tentei executar os passos seguintes e conectar ao SQL Server Management Studio, mas os erros continuam aparecendo, seja realizando a autenticação como "Autenticação do SQL Server" quanto "Autenticação do Windows".

Erro autenticação do Windows

Erro Autenticação SQL Server

Esses foram os resultados que obtive seguindo os passos de solução de problemas sugeridos. Particularmente eu acredito que o fato de eu ter tido que instalar 3 instâncias do SQL Server para resolver meu problema inicial pode ter alguma relação com os erros de agora, mas como sou leigo no assunto, resolvi não mexer mais nesses componentes por hora.

Existe mais algum passo que podemos tentar seguir?

Grato pelo auxílio até o momento.

Oi Pedro, tudo bem?

Desde já peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Pedro, peço que verifique os log de eventos, para identificar qual erro está gerando esse comportamento.Para isso na aba de pesquisa do windows, pesquise pelo termo "visualizador de eventos". Em seguida em "Aplicativo".

Captura de tela do visualizador de eventos. Está destacado em vermelho a opção Log do Windows --> Aplicativo.

Verifique se há algum erro relacionado ao MySQL Server. Como na imagem abaixo:

Captura de tela do aplication do visualizador de eventos

Note na imagem acima que há erros relacionados ao Report Server.

  • Em seguida, vá para o gerenciador de tarefas. Basta pesquisar o termo "gerenciador de tarefas" na pesquisa do Windows.
  • Clique em detalhes.
  • Lá você poderá pesquisar o processo correspondente ao log gerado e interromper o processo. Para isso clique com o botão direito do mouse sobre a tarefa em questão e selecione a opção finalizar tarefa.

Captura de tela do gerenciador de tarefas com o aviso alertando a interrupção do processo

Feito isso, tente iniciar o serviço novamente do sql server.

Espero que isso ajude a solucionar o problema.

Mas caso o problema persista, por favor, retorne a mensagem.

Abraços e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oi Monalisa, boa tarde!

Segui os passos sugeridos, e dessa vez os resultados foram os seguintes:

1 - Abri o visualizador de eventos e procurei por erros. Os erros gerado são esses do print, e eles sempre aparecem duplicados, sendo um pouco diferentes um do outro. Importante destacar que os erros não parecem estar relacionados ao Report Server como no exemplo de solução que você apresentou, para mim a fonte aparece apenas como MSSQLSERVER

Erros no visualizador de eventos

Primeiro erro

Segundo erro

2 - Abri o gerenciador de tarefas e procurei pelos erros, mas não os localizei. Pesquisei tanto colocando uma palavra chave quanto vendo os eventos um por um, mas não encontrei nada relacionado ao erro que ocorreu

Pesquisa do erro no Gerenciador de Tarefas

Pesquisa do erro no Gerenciador de Tarefas 2

Por hora foi isso. Notei nos exemplos que a aparência do Gerenciador de Tarefas difere um pouco no meu computador, mas creio que seja apenas uma coisa estética do Windows 11, que é o que utilizo. Existe mais algum passou que podemos testar? Também peço desculpas na demora pra responder, estava sem o computador esses dias, mas a partir de agora já posso executar qualquer outro passo para solucionar o problema no mesmo dia em que obtiver uma resposta com novas instruções.

Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software