Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Erro na integração Obsidian e Gemini

Olá, fui tentar gerar texto no Obsidian depois de seguir os passos de instalação do Gemini e surgiu a seguinte mensagem de erro. Vocês poderiam me ajudar?

print de erro

2 respostas
solução!

Olá, Aline! Tudo bem?

Esse erro acontece porque o plugin Text Generator está tentando usar o modelo gemini-pro no endpoint da API v1beta do Google Generative AI. Esse modelo foi descontinuado/renomeado e não está mais disponível nesse endpoint.

Para corrigir: abra as configurações do plugin e altere o modelo.

Captura de tela do Obsidian mostrando o canto inferior esquerdo da janela,há um nome Obsidian Vault, ao lado há o ícone de engrenagem (configurações) indicado por uma seta vermelha

Selecione outro modelo. Sugiro selecionar o modelo gemini-1.5-flash, que testei e funcionou corretamente:

Tela de configurações do plugin Text Generator no Obsidian, seção LLM Settings. O campo 'Model' está selecionado como 'gemini-1.5-flash', destacado por uma seta vermelha.

Em seguida, selecione o texto e depois clique no ícone de “Generate Text” no menu a esquerda.

Captura de tela do Obsidian mostrando uma nota aberta com o título 'Teste'. O texto contém um link destacado em roxo para 'https://cursos.alura.com.br/forum
'. No canto esquerdo, a barra lateral de ícones está visível, e o ícone do plugin Text Generator está indicado por uma seta vermelha.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oi Monalisa! Agora, sim, funcionou! Muito obrigada!
Mas acho importante mudar lá nos prints da aula, porque lá estava o antigo. Eu coloquei igual o que estava.
Obrigada novamente!