1
resposta

[Dúvida] Erro na execução

Olá, pessoal. Estou começando agora e estou cheio de dúvidas/problemas. Tentei fazer a verificação de colisão com a raquete sem importar da biblioteca, para tentar aprender mais sobre os códigos, mas estou tendo dificuldade quanto a colisão com a raquete do oponente.

Os problemas:

1. Bola atravessa a raquete do oponente (exceto quando a raquete está abaixo da bola);
  2. Bola não ultrapassa a linha X da raquete oponente quando a raquete está abaixo da bola;
  3. Acontece bug as vezes de a bola ficar presa atrás da raquete, não voltar e gerar pontos infinitos

E outra, que não é um erro, mas gostaria de saber como faço para o texto do placar crescer para um determinado lado. Por exemplo, o texto do meu placar cresce para a direita enquanto o texto do oponente cresce para a esquerda. Quando acontece isso, tal hora os números vão invadir a área do texto "x" que coloquei para separar os placares. Gostaria de inverter. O meu placar crescer para a esquerda e do oponente crescer para a direita.

Projeto: https://editor.p5js.org/lucasribeirox1/sketches/MerzTJj0L

1 resposta

Olá Lucas, tudo bem com você?

Peço desculpa pela demora para respondê-lo.

Em relação à travessia da bola, isso ocorre, pois na sua função que verifica a colisão da raquete do oponente você acabou fazendo a última checagem ao contrário, você deveria comparar se o yBola - raio é maior do que o yRaqueteO, mas você estava comparando se era menor. O que, em conjunto com toda a condição, deixava a bolinha passar. Código de exemplo abaixo:

function verificaColisaoRaqueteOponente (){
  if ((xBola + raio) > (xRaqueteO - larguraRaqueteO) && (yBola + raio) > (yRaqueteO - alturaRaqueteO) && (yBola - raio > yRaqueteO )){
  velocidadeXBola *= -1;
  }
}