8
respostas

[Dúvida] Erro na Consulta de Dados

Boa noite.

A planilha veio com um erro de incompatilidade. Eu vejo esse erro quando clico na aba consulta.

Vocês poderiam me ajudar a resolver esse problema, por favor?

Obrigado.

Segue o print da tela.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

8 respostas

Boa tarde.

Tentei fazer isso de outro computador. Porque pensei que o problema pudesse estar no meu pc.

Mas o erro persiste.

Segue o print da tela.

Olá, Jadson, tudo bem?

Para solucionar esse problema, temos que modificar o caminho do arquivo. Abaixo deixo o passo a passo:

• Baixe a planilha Vendas.csv e abra-a no Excel;

• Clique na Tabela dinâmica com o botão direito do mouse em Obter dados da tabela/Intervalo:

Captura de tela mostrando a opção de obter dados da tabela/ intervalo como mencionado anteriormente.

Abrirá uma nova janela, vá até a aba Fonte de dados e clique em Configurações da fonte de dados:

Captura de tela mostrando a aba de Configuração de fonte de dados, destacada por uma seta azul.

Feito isso, você verá algumas opções de configurações no lado inferior esquerdo, selecione o arquivo .csv com o caminho oposto do seu e, em seguida, clique em Alterar Fonte.

Captura de tela ilustrando o caminho do arquivo selecionado e o botão alterar fontes destacados por uma seta azul.

Agora, é preciso procurar o seu arquivo local. Clique em Procurar:

Captura de tela ilustrando a janela de Valores Separados por Vírgula,  o botão está PROCURAR destacado por uma seta azul, para procurar o caminho do arquivo como dito anteriormente.

Finalize clicando em OK para que o caminho seja alterado e você poderá continuar os estudos.

Espero ter ajudado e fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Fiço exatamente o que você pediu.

Masagora está acontecendo outros erro.

Quando eu clico em gravar macro, nomeio, ok, clico em consulta, atualizar aparece isso na macro.

Já quando eu clico em gravar macro, dados, atualizar e depois pado de gravar aparece isso

Quando eu clico em gravar macro, nomeio, dados, atualizar tudo e pado a gravação aí aparece issso.

mas não dá quando fazo do jeito que você fala pra fazer não dá certo.

Oi, Jadson!

Notei que você criou mais de uma macro, atualizar e macro 2. Então, para evitar problemas, peço que exclua, e tente novamente criar uma macro seguindo os passos abaixo:

1. Excluindo macros existentes

Antes de criar uma nova macro, apague todas as macros já criadas:

1. Acesse a guia Desenvolvedor.
  2. Clique em Macros.
  3. Selecione as macros existentes e clique em Excluir.

Imagem ilustrativa do gerenciamento de macros no Excel.

2. Criando uma nova macro

Agora, vamos criar a macro do zero:

1. Selecione uma célula vazia na planilha.
  2. Vá até a guia Desenvolvedor.
  3. Clique em Gravar Macro.
  4. Preencha as informações:
    • Nome da macro (exemplo: "Teste01").
    • Armazenar macro em (escolha onde deseja armazenar).

A imagem exibe a janela de gerenciamento de macros no Microsoft Excel. No campo "Nome da macro", a macro chamada "Teste01" está selecionada e destacada com uma seta vermelha. Ao lado direito da janela, há botões para executar, depurar, editar, criar e excluir a macro. O botão "Excluir" está destacado com um retângulo vermelho. Na parte inferior, há um menu suspenso configurado para exibir macros de "Todas as pastas de trabalho abertas" e um botão "Cancelar" no canto inferior direito.

3. Executando e registrando uma ação

Agora, realize a ação que será gravada na macro:

1. Digite "10" na célula C2. O Excel registrará essa ação automaticamente.

2. Finalize a gravação clicando em Parar Gravação na guia Desenvolvedor.

A imagem mostra a seção "Código" da guia do Excel, onde a opção "Parar gravação" está destacada, indicando que a gravação de uma macro está em andamento. Abaixo dela, há opções como "Usar Referências Relativas", que permite gravar macros considerando posições relativas, e "Segurança de Macro", que exibe configurações relacionadas à execução de macros no Excel..

4. Acessando o código da macro

Agora, vamos visualizar o código gerado:

1. Abra o Editor do VBA.
  2. No painel esquerdo, localize a pasta Módulos e clique em Módulo1.
  3. O código gerado será exibido no lado direito da tela.

A imagem exibe o Editor do VBA (Visual Basic for Applications) no Microsoft Excel, mostrando um projeto chamado "Meteora Ecommerce - PLANILHA INICIAL.xlsx". No lado esquerdo, há a estrutura do projeto VBA com diversas planilhas listadas e uma pasta chamada "Módulos", contendo o "Módulo1", que está selecionado. No lado direito, a área de edição de código exibe a macro chamada "Teste01". O código da macro realiza as seguintes ações: seleciona a célula "C2", insere o valor "10" na célula ativa usando ActiveCell.FormulaR1C1 e em seguida seleciona a célula "C3". A macro contém um comentário em verde com o nome "Teste01 Macro" e o código está estruturado dentro da Sub Teste01() e finalizado com End Sub..

Agora, sua macro está criada e pronta para ser usada!

Tente os passos acima e me diga se o problema persiste!

Abraços!

Essa macro eu consegui fazer.

Eu não esse pint que eu tirei foi da macro de atualizar dados.

Só apareceu o códido quando eu cliquei em atualizar tudo, quando eu cliquei em atualizar não apareceu.

Quando eu clico em Consultas e Atualizar não aparece o codigo dessa macro no VBA. Mas quando eu clico em Dados e Atualizar, também não aparece o códido. Quando eu clico em Dados e Atualizar tudo aí aparece esse código.

Olá Jadson,

Peço desculpas pela demora na resposta.

Para entender melhor o contexto do problema, gostaria de confirmar se o print que você enviou se refere às macros Atualizar_Consulta_Hist() e Atualiza_Consulta_hist02() da aula Atualizar automático, correto?

No momento de gravar a macro, quando você clica em Consultas e, em seguida, em Atualizar, o código da macro não aparece. Mas, ao clicar em Dados e Atualizar, o código parece corresponder ao print que você compartilhou. Certo?

É importante destacar que os comandos "Atualizar" e "Atualizar Tudo" podem ter comportamentos distintos. O "Atualizar" geralmente atualiza apenas a consulta selecionada, enquanto o "Atualizar Tudo" atualiza todas as consultas e tabelas dinâmicas. Por isso, os códigos gerados podem ser diferentes.

Por favor, verifique se você está na aba correta antes de gravar a macro. Na aula em questão, o instrutor grava a macro na planilha Vendas_Histórico.

Além disso, sugiro verificar se a tabela está disponível na conexão entre ela e o Excel. Para isso, siga os passos abaixo:

1. No Excel, na guia Dados, clique em Consultas e conexões;
  2. Uma janela será aberta no canto direito da tela, mostrando as consultas e conexões ativas;
  3. Clique na opção Conexão e verifique se a planilha na qual você alterou os dados está presente na lista de conexões.
  4. Você pode também atualizar clicando com o botão direito sobre a conexão e em seguida, clicando em atualizar.

Caso o problema persista, estou à disposição.

Espero que dê certo!

Abraço!