Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

[Dúvida] Erro de dados no gráfico pizza por gênero

Olá, boa tarde,

No meu gráfico pizza que representa o faturamento total de produtos por gênero, não exibe os produtos adquiridos pelo sexo masculino, exibe o gênero em branco. Já tentei tratar os dados no power query, filtrar a coluna gênero da tabela clientes e remover vazios, porém, não obtive êxito. Como posso corrigir?

Obrigada.

Gráfico pizza do faturamento total por gênero

6 respostas

Verifiquei que a coluna “Gênero” da tabela “Clientes” contém valores “em branco”. Mas, consegui obter o gráfico de pizza normalmente.

Vou deixar uma imagem abaixo mostrando as configurações que usei: Início da descrição. A imagem mostra um gráfico de pizza no Power BI, o gráfico mostra que 45.22% do faturamento corresponde ao gênero feminino e 54.78% corresponde ao gênero masculino. Nas configurações do gráfico, a coluna Gênero foi usada como Legenda, e Faturamento total foi usado no campo de Medidas. No filtro avançado Gênero está como "não está em branco". Fim da descrição.

→ Após ajustar o filtro, é importante clicar em "Aplicar filtro".

Caso continue tendo problemas, recomendo que exclua o arquivo “Clientes” do seu projeto. Depois disso, baixe o arquivo novamente a partir do link disponibilizado no “Preparando o ambiente” e tente usá-lo novamente.

Espero ter ajudado!

Abraço ✨

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Comigo está acontecendo o mesmo tipo de erro. Depois que excluí o arquivo "Clientes" e usei novamente, o gênero M apareceu, porém o gráfico ficou 50%/50%.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadePorém, percebi que ao reinserir o arquivo "Clientes" o relacionamento deve ser refeito entre ID Consumidor e ID produtos, e após refazer o erro aparece novamente sem o gênero M no gráfico, além do gráfico Faturamento total por bairro também ser afetado.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

Atualização

Consegui corrigir o problema. Antes de carregar o arquivo "Clientes", selecionei "Não detectar tipos de dados" na guia 'Deteccção de Tipo de Dados', e então transformei o arquivo no Power Query desde o início. Pois inserindo ele diretamente, estava sendo carregado o arquivo já com os dados transformados.

Como pode ser visto abaixo, tudo certinho!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Fico feliz que deu certo, Caio! Obrigada por compartilhar sobre como você resolveu o problema! ✨✨

Agradeço a orientação Maiully, deletei o arquivo clientes e baixei novamente. Mas ainda assim a porcentagem no gráfico estava errada, exibiu valores exatamente iguais para o gênero feminino, masculino e "em branco". Inclusive o faturamento total por bairros também foi afetado.

Segui a resolução do Caio, tratei os dados desde o início no power query e ainda assim o erro continuava, vi que no meu caso também precisou restaurar o relacionamento entre as "ID consumidor" das tabelas vendas e clientes na Exibição de Modelo e deu tudo certo!

Caio, valeu por compartilhar a sua solução.

Obrigado Caio, deu Certo. Alguém consegue me explicar porque deu esse problema?