1
resposta

[Dúvida] Erro de conexão com o Atlas

O erro é o seguinte: Erro de conexão MongooseServerSelectionError: Could not connect to any servers in your MongoDB Atlas cluster. One common reason is that you're trying to access the database from an IP that isn't whitelisted. Make sure your current IP address is on your Atlas cluster's IP whitelist: https://docs.atlas.mongodb.com/security-whitelist/

Mas já liberei tanto o meu IP quanto liberado todos os IP´s (0.0.0.0/0). Estou na empresa e tive de configurar um proxy no meu npm para a instalação dos pacotes. Terei de fazer o mesmo para a conexão do mongoose? Se sim, não descobri como fazer isso na internet!

1 resposta

Olá Leonardo, tudo bem?

O erro que você está recebendo indica que o Mongoose não conseguiu se conectar ao seu cluster do MongoDB Atlas. Uma das razões mais comuns para esse erro é que o IP que você está usando para acessar o cluster não está na lista de IPs permitidos.

Você mencionou que já adicionou o seu IP e permitiu todos os IPs (0.0.0.0/0) na lista de IPs permitidos, o que é ótimo. No entanto, você também mencionou que está na empresa e teve que configurar um proxy no seu npm para instalar pacotes. Isso pode estar impedindo a conexão do Mongoose com o seu cluster.

Se o seu proxy estiver configurado corretamente, você não precisará fazer nenhuma configuração adicional para o Mongoose. No entanto, se o seu proxy estiver impedindo a conexão, você precisará configurar o Mongoose para usar o proxy.

Uma sugestão é usar a biblioteca 'global-tunnel-ng'.

Mas acredito que você consiga liberar pelo atlas se inserir o dns da google, por exemplo. Poderia tentar ?

Fico à disposição.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software