Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

[Dúvida] Erro da raquete do oponente

Concluí até esse ponto com louvor e fiz três vezes a programação completa, sendo que na última vez não utilizei "cola" alguma. Contudo essa parte do código que faz o equilíbrio do erro da raquete do oponente, não me faz muito sentido, pois ele informa na linha, que o valor se altera com o aumento de pontos do oponente Contudo a parte que não consegui entender é a depois do "else" Que coloca (em negrito), afirmações, redundantes no meu entendimento.

function calculaChanceDeErrar() { if (pontosDoOponente >= meusPontos) { chanceDeErrar += 1 if (chanceDeErrar >= 39){ chanceDeErrar = 40 } } else { chanceDeErrar -= 1 if (chanceDeErrar <= 35){ chanceDeErrar = 35 } } }

Os parâmetros (no que eu entendi) se anulam, alguém pode me dar uma luz a esse respeito, pois só consigo aprender, entendendo o porquê da coisa. Grato

5 respostas
solução!

O primeiro if inicial fecha antes do else, tendo uma condição dentro de uma condição, ou seja, no código, se o pontosDoOponente for maior ou igual a meusPontos a chance de errar vai aumentando 1, e dentro dessa condição se esse aumento de 1 passar de 39, será igual a 40.

A outra condição é o else, que está relacionada ao if inicial, se os pontosDoOponente não for maior ou igual a meusPontos(restando apenas "menor que") vai diminuindo 1, e o "if" dentro do "else" dá a condição de que se é diminuir 1 for menor ou igual que 35, a variável chanceDeErrar será 35.

Essa lógica eu até entendi, a questão que coloquei, é que não consigo ler isso no código, por mais que eu leia e leia O if inicial, está mesmo apontando a condição dos pontos do oponente serem maiores que os meus, mas pode do else, não há código dizendo o caso dos pontos do oponente ser menos que os meus, acho que é essa a questão.

Temos o if com os pontos de oponente maiores que os meus (negrito), pra mudar a variável, mas não vejo no código a instrução contraria com o if dizendo que meus pontos estão maiores que os pontos do oponente.

function calculaChanceDeErrar() { if (pontosDoOponente >= meusPontos) { chanceDeErrar += 1 if (chanceDeErrar >= 39){ chanceDeErrar = 40 } } else { chanceDeErrar -= 1 if (chanceDeErrar <= 35){ chanceDeErrar = 35 } } }

Dei uma pesquisada, entendi que o else é o contrário de if, por isso não a necessidáde de ser compor um if com instruções contrárias ao primeiro?

isso mesmo, o else age quando a condição não atender o if.

são condições contrarias "if/else, Switch/case", estruturas condicionais que podem ser análogas as operações matemáticas, na sua oposição +/-, * com /.