Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida - Erro apresentado no grouby

FutureWarning: The default value of numeric_only in DataFrameGroupBy.mean is deprecated. In a future version, numeric_only will default to False. Either specify numeric_only or select only columns which should be valid for the function.

O que essa msg de erro realmente quer dizer?

2 respostas
solução!

Olá Breno, tudo bem?

Essa mensagem de erro é um aviso (warning) do Python sobre uma mudança que ocorrerá em futuras versões do Pandas.

O aviso indica que o valor padrão do parâmetro "numeric_only" na função mean() do DataFrameGroupBy será alterado para False. Isso significa que, se você não especificar esse parâmetro ou selecionar apenas as colunas que são válidas para a função, poderá receber um erro no futuro. Atualmente, não é preciso ter a preocupação de selecionar apenas colunas numéricas e exigir a média.

Para evitar esse erro, você pode especificar o parâmetro "numeric_only" como True ou selecionar apenas as colunas numéricas que deseja calcular a média.

Por exemplo, se você tiver um DataFrame chamado "df" com as colunas "coluna1", "coluna2" e "coluna3", pode calcular a média apenas da "coluna1" e "coluna2" da seguinte forma:

df.groupby('alguma_coluna')[['coluna1', 'coluna2']].mean(numeric_only=True)

Espero ter ajudado e bons estudos!

Muito obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software