Sou novo na área do Javascript e tive que me deparar com o VS code como editor, esta instalado no node corretamente. Porém não consigo rodar os meus códigos, dando sempre erro no prompt com não definido.
(
)
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Sou novo na área do Javascript e tive que me deparar com o VS code como editor, esta instalado no node corretamente. Porém não consigo rodar os meus códigos, dando sempre erro no prompt com não definido.
(
)
Você não definiu a variável, acredito que é isso. Fica let diaDaSemana..., let é a variável
Olá, o meu ficou assim, mas acredito que daria para melhorar, também sou nova nessa área!
alert ('Boas vindas ao nosso site'); let dia = prompt('Qual dia da semana é hoje?')
if (dia == "Sábado"||dia == "Domingo"){ alert('Bom final de semana!') } else { alert('Boa semana!')
Olá, Alison!
É super normal encontrarmos dificuldades no início da jornada com JavaScript e o VS Code. Não se preocupe, com um pouco de paciência você estará executando seus códigos em breve!
Analisando o problema:
Pelo que entendi, você está tentando executar um código JavaScript no terminal (prompt de comando) e está recebendo um erro indicando que prompt não está definido. Isso significa que o ambiente onde você está tentando executar o código não reconhece a função prompt.
Possível causa:
Navegador: A função prompt é geralmente utilizada em ambientes de navegador, pois ela cria uma caixa de diálogo para o usuário. Se você estiver tentando executar o código diretamente no terminal, essa função não estará disponível.
Node.js: O Node.js é um ambiente de execução JavaScript fora do navegador e não possui todas as funcionalidades do navegador, como a função prompt.
Espero ter ajudado.
Eu utilizei o let também, mas problema persiste. Contudo o prompt e o comando de entrada que pega informação com usuário, se o prompt é o problema da não execução do código, o que farai para substituí-lo?
Oi, Alison!
Entendendo o erro: "prompt is not defined"
O erro que você está encontrando indica que o JavaScript não consegue encontrar a função prompt no ambiente onde você está executando o código. Isso acontece porque a função prompt é específica para navegadores e não está disponível diretamente no Node.js.
Solução: Utilizando o módulo prompt-sync
Para resolver esse problema, podemos utilizar um módulo chamado prompt-sync, que permite criar um prompt interativo no Node.js, similar ao prompt do navegador.
Passo a passo:
Instale o módulo:
Abra seu terminal e navegue até o diretório do seu projeto. Em seguida, execute o seguinte comando:
npm install prompt-sync
Importe o módulo:
No seu arquivo JavaScript, importe o módulo prompt-sync:
const prompt = require('prompt-sync')();
Utilize a função prompt:
Agora você pode usar a função prompt para solicitar informações ao usuário:
let distance = prompt("Digite aqui a distância");
Exemplo completo:
const prompt = require('prompt-sync')();
let distancia = prompt("Digite aqui a distância");
if (distancia >= 6) {
console.log("distância aprovada");
}
Por que isso funciona?
O módulo prompt-sync cria uma interface similar ao prompt do navegador, permitindo que você capture a entrada do usuário diretamente no terminal. Ao importar esse módulo, você está adicionando essa funcionalidade ao seu ambiente Node.js.
Espero ter ajudado.