2
respostas

[Dúvida] Erro ao executar um comando .bat

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Dentro do arquivo print.bat está assim:

cls
echo "Olá Mundo!"
pause

e quando eu executo esse arquivo .bat, tanto na area de trabalho quanto chamando pelo cmd, ele não funciona.

2 respostas

Acabei de descobrir o problema, e acho que isso pode ser uma duvida de outras pessoas. O que aconteceu foi o seguinte, durante as aulas eu estava usando o prompt do PowerShell, e criei os arquivos .bat por ele, mas por algum motivo qualquer .bat criado no powerShell não é reconhecido e dá esse erro, quando eu criei o arquivo .bat no priprio bloco de notas ou pelo cmd original, funciona.

Olá Lucas, tudo bem com você?

Obrigado por dispor do seu tempo e compartilhar a forma que funcionou para você. Com certeza poderá ajudar outros estudantes que enfrentam o mesmo problema.

A título de curiosidade, no PowerShell, para um script bat funcionar, é recomendável adicionar ponto e barra antes de executá-lo, exemplo:

.\print.bat

Mas, usando a mesma ferramenta do curso, neste caso o Prompt de Comandos (CMD) e o bloco de notas, funcionará bem a execução do script.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!