No meu código estava dando erro foi preciso instalar esse biblioteca( pip install google-generativeai python-dotenv ) ai funcionou corretamente, isto é normal acontecer?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
No meu código estava dando erro foi preciso instalar esse biblioteca( pip install google-generativeai python-dotenv ) ai funcionou corretamente, isto é normal acontecer?
Oii, Ednilson! Que bom que você conseguiu resolver o problema e compartilhar sua experiência.
Sim, é perfeitamente normal e esperado que isso aconteça dependendo da versão do ambiente que você está utilizando. Vou explicar o motivo de forma didática para que você entenda o que aconteceu nos bastidores.
O Google Colab já vem com muitas bibliotecas instaladas, mas o ecossistema de Inteligência Artificial muda muito rápido. A biblioteca google-generativeai (que é o SDK oficial do Google para o Gemini) ou a versão mais recente que utiliza o google.genai nem sempre estão pré-instaladas na imagem padrão do servidor do Colab.
Quando você roda o comando pip install, você está dizendo ao computador: "Ei, baixe e instale estas ferramentas que não vieram de fábrica para que eu possa usá-las agora".
import genai ou import google.generativeai..env. No Colab, usamos muito o "Secrets" (o ícone da chave), mas em projetos fora do Colab, essa biblioteca é o padrão de segurança.Sempre que você for trabalhar com APIs de IA no Colab, é uma boa prática deixar uma célula no topo do seu notebook com as instalações necessárias. Assim, se você fechar o projeto e abrir no dia seguinte, basta rodar tudo novamente.
Parabéns pela proatividade em buscar a solução e por já estar se comunicando com modelos de IA. Esse é um passo fundamental na jornada de quem trabalha com dados e Python.