Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Erro ao executar comando

Olá, estou com dificuldade ao tentar executar o comando docker build -t wellington/app-node:1.0 . Apresenta o seguinte erro:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Meu arquivo DOCKERFILE, está nesse formato: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeAlguém já passou por esse erro?

2 respostas
solução!

Olá, Wellington!

Pelo erro apresentado, parece que o Docker não está conseguindo encontrar o arquivo Dockerfile. Isso pode acontecer por alguns motivos comuns. Vamos verificar algumas coisas:

1. Nome do Arquivo: Certifique-se de que o arquivo está realmente nomeado como Dockerfile (sem extensão) e não algo como Dockerfile.txt.

2. Localização: Confirme que você está no diretório correto ao executar o comando docker build. O arquivo Dockerfile deve estar no mesmo diretório de onde você está executando o comando. Pelo seu comando docker build -t wellington/app-node:1.0 ., o ponto (.) indica que o Docker deve procurar o Dockerfile no diretório atual.

3. Permissões: Verifique se você tem permissões adequadas para ler o arquivo Dockerfile. Isso pode ser feito clicando com o botão direito no arquivo, indo em "Propriedades" e verificando as permissões.

4. Erros de Sintaxe: Embora o erro não indique um problema de sintaxe no Dockerfile, é sempre bom revisar o conteúdo para garantir que não haja erros.

Se tudo isso estiver correto e o problema persistir, tente mover o arquivo Dockerfile para outro diretório e execute o comando novamente a partir desse novo local.

Bons estudos!

Obrigado pelas dicas, aqui deu certo. Deixei o nome do arquivo Dockerfile com somente a primeira letra maiúscula, eu tinha escrito tudo em caixa alta. Mudei também a pasta com os arquivos e executei novamente.