Olá, estou com dificuldade ao tentar executar o comando docker build -t wellington/app-node:1.0 . Apresenta o seguinte erro:
Meu arquivo DOCKERFILE, está nesse formato:
Alguém já passou por esse erro?
Olá, estou com dificuldade ao tentar executar o comando docker build -t wellington/app-node:1.0 . Apresenta o seguinte erro:
Meu arquivo DOCKERFILE, está nesse formato:
Alguém já passou por esse erro?
Olá, Wellington!
Pelo erro apresentado, parece que o Docker não está conseguindo encontrar o arquivo Dockerfile
. Isso pode acontecer por alguns motivos comuns. Vamos verificar algumas coisas:
Nome do Arquivo: Certifique-se de que o arquivo está realmente nomeado como Dockerfile
(sem extensão) e não algo como Dockerfile.txt
.
Localização: Confirme que você está no diretório correto ao executar o comando docker build
. O arquivo Dockerfile
deve estar no mesmo diretório de onde você está executando o comando. Pelo seu comando docker build -t wellington/app-node:1.0 .
, o ponto (.
) indica que o Docker deve procurar o Dockerfile
no diretório atual.
Permissões: Verifique se você tem permissões adequadas para ler o arquivo Dockerfile
. Isso pode ser feito clicando com o botão direito no arquivo, indo em "Propriedades" e verificando as permissões.
Erros de Sintaxe: Embora o erro não indique um problema de sintaxe no Dockerfile
, é sempre bom revisar o conteúdo para garantir que não haja erros.
Se tudo isso estiver correto e o problema persistir, tente mover o arquivo Dockerfile
para outro diretório e execute o comando novamente a partir desse novo local.
Bons estudos!
Obrigado pelas dicas, aqui deu certo. Deixei o nome do arquivo Dockerfile com somente a primeira letra maiúscula, eu tinha escrito tudo em caixa alta. Mudei também a pasta com os arquivos e executei novamente.