Olá, estou com dificuldade ao tentar executar o comando docker build -t wellington/app-node:1.0 . Apresenta o seguinte erro:
Meu arquivo DOCKERFILE, está nesse formato:
Alguém já passou por esse erro?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, estou com dificuldade ao tentar executar o comando docker build -t wellington/app-node:1.0 . Apresenta o seguinte erro:
Meu arquivo DOCKERFILE, está nesse formato:
Alguém já passou por esse erro?
Olá, Wellington!
Pelo erro apresentado, parece que o Docker não está conseguindo encontrar o arquivo Dockerfile. Isso pode acontecer por alguns motivos comuns. Vamos verificar algumas coisas:
Nome do Arquivo: Certifique-se de que o arquivo está realmente nomeado como Dockerfile (sem extensão) e não algo como Dockerfile.txt.
Localização: Confirme que você está no diretório correto ao executar o comando docker build. O arquivo Dockerfile deve estar no mesmo diretório de onde você está executando o comando. Pelo seu comando docker build -t wellington/app-node:1.0 ., o ponto (.) indica que o Docker deve procurar o Dockerfile no diretório atual.
Permissões: Verifique se você tem permissões adequadas para ler o arquivo Dockerfile. Isso pode ser feito clicando com o botão direito no arquivo, indo em "Propriedades" e verificando as permissões.
Erros de Sintaxe: Embora o erro não indique um problema de sintaxe no Dockerfile, é sempre bom revisar o conteúdo para garantir que não haja erros.
Se tudo isso estiver correto e o problema persistir, tente mover o arquivo Dockerfile para outro diretório e execute o comando novamente a partir desse novo local.
Bons estudos!
Obrigado pelas dicas, aqui deu certo. Deixei o nome do arquivo Dockerfile com somente a primeira letra maiúscula, eu tinha escrito tudo em caixa alta. Mudei também a pasta com os arquivos e executei novamente.