Boa tarde pessoal, tudo bem ?
Estou com uma duvida no momento que crio o servidor ele dá a seguinte mensagem no terminal, será que alguem poderia me ajudar a solucionar oque poderia ser ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde pessoal, tudo bem ?
Estou com uma duvida no momento que crio o servidor ele dá a seguinte mensagem no terminal, será que alguem poderia me ajudar a solucionar oque poderia ser ?
A porta 3000 já está sendo utilizada por outro processo no sistema
Fala Luis,
Mas como posso fazer para liberar está porta 3000 para utilização ?
Willian,
É um erro de "address already in use" (endereço já em uso) para a porta 3000. Isso significa que outro processo já está utilizando essa porta, impedindo que o servidor Node.js inicie corretamente.
Para resolver esse problema no Windows, você pode seguir estes passos:
Abra o Prompt de Comando como administrador.
Execute o seguinte comando para identificar o processo que está usando a porta 3000:
netstat -ano | findstr :3000
Este comando mostrará uma lista de processos que estão usando a porta 3000, incluindo o PID (Process ID) de cada um.
Após identificar o PID do processo que está usando a porta 3000, você pode encerrá-lo de duas maneiras:
Execute o seguinte comando, substituindo [PID] pelo número do processo identificado:
taskkill /PID [PID] /F
Por exemplo, se o PID for 1234:
taskkill /PID 1234 /F
Após encerrar o processo que estava usando a porta 3000, você poderá iniciar seu servidor Node.js novamente sem problemas.
Para evitar esse problema no futuro, considere: