Boa tarde pessoal, tudo bem ?
Estou com uma duvida no momento que crio o servidor ele dá a seguinte mensagem no terminal, será que alguem poderia me ajudar a solucionar oque poderia ser ?
Boa tarde pessoal, tudo bem ?
Estou com uma duvida no momento que crio o servidor ele dá a seguinte mensagem no terminal, será que alguem poderia me ajudar a solucionar oque poderia ser ?
A porta 3000 já está sendo utilizada por outro processo no sistema
Fala Luis,
Mas como posso fazer para liberar está porta 3000 para utilização ?
Willian,
É um erro de "address already in use" (endereço já em uso) para a porta 3000. Isso significa que outro processo já está utilizando essa porta, impedindo que o servidor Node.js inicie corretamente.
Para resolver esse problema no Windows, você pode seguir estes passos:
Abra o Prompt de Comando como administrador.
Execute o seguinte comando para identificar o processo que está usando a porta 3000:
netstat -ano | findstr :3000
Este comando mostrará uma lista de processos que estão usando a porta 3000, incluindo o PID (Process ID) de cada um.
Após identificar o PID do processo que está usando a porta 3000, você pode encerrá-lo de duas maneiras:
Execute o seguinte comando, substituindo [PID] pelo número do processo identificado:
taskkill /PID [PID] /F
Por exemplo, se o PID for 1234:
taskkill /PID 1234 /F
Após encerrar o processo que estava usando a porta 3000, você poderá iniciar seu servidor Node.js novamente sem problemas.
Para evitar esse problema no futuro, considere: