3
respostas

[Dúvida] Erro ao criar um servidor

Boa tarde pessoal, tudo bem ?

Estou com uma duvida no momento que crio o servidor ele dá a seguinte mensagem no terminal, será que alguem poderia me ajudar a solucionar oque poderia ser ?Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

A porta 3000 já está sendo utilizada por outro processo no sistema

Fala Luis,

Mas como posso fazer para liberar está porta 3000 para utilização ?

Willian,

É um erro de "address already in use" (endereço já em uso) para a porta 3000. Isso significa que outro processo já está utilizando essa porta, impedindo que o servidor Node.js inicie corretamente.

Para resolver esse problema no Windows, você pode seguir estes passos:

Identificando o processo que usa a porta 3000

1. Abra o Prompt de Comando como administrador.

2. Execute o seguinte comando para identificar o processo que está usando a porta 3000:

netstat -ano | findstr :3000

Este comando mostrará uma lista de processos que estão usando a porta 3000, incluindo o PID (Process ID) de cada um.

Encerrando o processo

Após identificar o PID do processo que está usando a porta 3000, você pode encerrá-lo de duas maneiras:

Usando o comando taskkill

Execute o seguinte comando, substituindo [PID] pelo número do processo identificado:

taskkill /PID [PID] /F

Por exemplo, se o PID for 1234:

taskkill /PID 1234 /F

Usando o Gerenciador de Tarefas

1. Pressione Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas.
  2. Vá para a aba "Detalhes".
  3. Localize o processo com o PID identificado.
  4. Clique com o botão direito no processo e selecione "Finalizar tarefa".

Após encerrar o processo que estava usando a porta 3000, você poderá iniciar seu servidor Node.js novamente sem problemas.

Prevenindo futuros conflitos

Para evitar esse problema no futuro, considere:

• Usar uma porta diferente para seu aplicativo Node.js (por exemplo, 3001 ou 8080).
  • Verificar se não há outros serviços ou aplicativos configurados para usar a porta 3000 automaticamente ao iniciar o Windows.
☞ Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos! ☻