Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

[Dúvida] Erro ao configurar e-mail de contato

Olá,

Seguindo a documentação indicada no curso para configurar o email de contato, obtive o seguinte erro (primeira imagem abaixo): Invalid Origin: URIs must not contain a path or end with "/".

O endereço informado, porém, é exatamente o mesmo, copiado e colado, da documentação, conforme pode ser conferido na segunda imagem abaixo. Notem que tanto o código fornecido quanto a imagem capturada terminam com a barra no final da URI.

Alguém pode orientar na solução deste problema?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

5 respostas
solução!

Olá!

Acredito que teve uma breve confusão entre os campos "Authorized JavaScript origins" e "Authorized redirect URIs".

Para o campo Authorized JavaScript origins: Esse campo deve conter apenas o domínio base a ("origins") o erro diz "Origem inválida: os URIs não devem conter um caminho ou terminar com "/".", sem qualquer caminho ou barra no final. Por exemplo, deve ser https://connect.wpmailsmtp.com.

Já esse campo, Authorized redirect URIs:, esse sim deve conter o caminho completo, incluindo a barra no final, exatamente como você copiou da documentação. Por exemplo, https://connect.wpmailsmtp.com/google/.

Então, para resolver o problema, você deve:

  • Remover a URI com o caminho e barra do campo "Authorized JavaScript origins".

  • Adicionar apenas o domínio base (sem caminho e sem barra) no campo "Authorized JavaScript origins".

  • Certificar-se de que a URI completa (com caminho e barra) está no campo "Authorized redirect URIs".

Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oi Victor, você sempre disposto a me ajudar! Obrigada! :-)

Caramba, acho que esse foi um daqueles típicos momentos em que só um olhar externo enxerga o que os nossos olhos já cansados não puderam ver bem à nossa frente!

Quando colei o endereço no campo correto, consegui passar dessa fase e ir quase até o final. Em um dos últimos passos, porém, acabei com outra mensagem de erro, conforme mostra a imagem abaixo. Dessa vez, mais descansada, creio que realmente segui todas as instruções corretamente. Fiz o básico das tentativas de correção: reiniciei o computador, criei outro site do zero, mas deu outro problema mais estranho ainda. Tentei até mesmo criar um terceiro blog, com outro email que nem tinha usado ainda e ficou foi pior, pois na hora de fazer as configurações os passos eram até mesmo diferentes da documentação – talvez por este meu outro email ser aqui do Canadá, onde moro? Não sei. O que sei é que já estou bem frustrada de não estar conseguindo passar desse ponto. Você (ou alguma outra pessoa) teria alguma outra sugestão de como conseguir implementar essa funcionalidade?

Esta foi a mensagem que recebi ao clicar em "Allow plugin to send emails using your Google acount", um dos últimos passos da documentação: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá!

Que pena que você está enfrentando esse novo erro, pensei que com os passos anteriores tudo ia dar certo. Em relação a esse novo erro de "invalid_client" normalmente acontece por algumas razões. Uma delas pode ser o Client ID ou Client Secret incorretos.

Da uma olhadinha se as credenciais inseridas estão corretas e correspondem exatamente ao aplicativo OAuth que você configurou. Além disso, o URI de redirecionamento precisa coincidir exatamente com o que está configurado no Google Cloud . Caso essas verificações não resolvam, talvez seja útil recriar o projeto OAuth do zero, certificando-se de que tudo está configurado corretamente.

Deixo também a documentação sobre esse e outros possíveis erros.

Espero ter ajudado de alguma forma, é uma pena que ainda esteja travado(a), nessa situação, mas pode contar comigo!

Oi Victor, vim contar que refiz tudo do zero: projeto novo (mais um), email novo (também mais um), tudo, tudo mesmo. Finalmente deu certo! Nem sei onde estava o erro antes, mas nesse momento estou só aliviada de ter funcionado. Achei que você ia gostar de saber. Mais uma vez, obrigada! :-)

Oi!

Obrigado pelo carinho e atenção. Ficamos muito felizes quando os alunos nos retornam, e com boas novas então... rsrs. Passei por uma semana atípica e não participei muito aqui do fórum. Mas me alegra muito seu avanço, e que bom que deu certo.

Se precisar, conta comigo, tá? Vou ter o maior prazer em te ajudar. Desculpa novamente a demora em responder. Abraços!