1
resposta

[Dúvida] Erro ao conectar com PostgreSQL – Connection refused (Spring Boot)

Estou desenvolvendo o projeto ScreenSound com Spring Boot e JPA, mas ao rodar a aplicação estou recebendo erro de conexão com o banco de dados PostgreSQL.

1 resposta

Bom dia, Thamily! Tudo bem?

Primeiro, verifique se o PostgreSQL está em execução no seu sistema. Você pode fazer isso abrindo o pgAdmin ou qualquer outro cliente de banco de dados e tentando se conectar manualmente ao banco. Se não conseguir, pode ser que o serviço do PostgreSQL não esteja rodando.

Em seguida, confira as configurações no seu arquivo application.properties ou application.yml. Certifique-se de que as informações de conexão estão corretas, como o URL do banco de dados, nome de usuário e senha. Aqui está um exemplo de como essas configurações devem se parecer:

spring.datasource.url=jdbc:postgresql://localhost:5432/nome_do_seu_banco
spring.datasource.username=seu_usuario
spring.datasource.password=sua_senha
spring.jpa.hibernate.ddl-auto=update

Verifique se o host (localhost), a porta (5432), o nome do banco de dados, o nome de usuário e a senha estão corretos. Se o PostgreSQL estiver em um servidor remoto, substitua localhost pelo endereço IP ou nome do servidor.

Além disso, se você estiver usando um firewall ou qualquer tipo de segurança de rede, certifique-se de que a porta 5432 está aberta para conexões.

Se mesmo assim o problema persistir, peço que compartilhe todo o seu projeto para que eu possa fazer testes para identificar o problema.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.